Friday, October 02, 2009

Euforias

Que delícia! É sem surpresa mas com grande regozijo que os benfiquistas assistem hoje àquilo a que os pobres usam chamar de “euforia esquizofrénica”. Não pretendo aqui corrigir os que o fazem, muito menos aconselhá-los a uma leitura atenta sobre a ciclotimia. A nomenclatura importa pouco nestas questões, o que interessa é mesmo a ideia.

E a ideia com que hoje fico é que, de facto, os adversários do Benfica estão mesmo com medo – e não se confunda medo com pânico. Eu disse “medo”. A quantidade de posts e comentários que se podem ler um pouco por toda a blogosfera acerca da primeira derrota significativa (a de Poltava foi um jogo-treino) do Benfica esta época ilustra bem o estado de espírito das duas unidades de internamento: “o Benfica não presta, eh eh, iupi!, estamos tão contentes”.

Que os maluquinhos excursionistas se comportem deste modo, eu até entendo. Está-lhes no sangue. E nas vozes que, lá dentro daquelas cabeças, lhes sussurram “odeia o Benfica, tu odeia o Benfica, filho, nada no mundo importa mais do que odiar o Benfica, odeia, odeia odeia odeia odeia odeia...”. Acresce que ontem a turminha conseguiu uma assombrosa exibição e uma retumbante vitória, o que, naturalmente, empola as emoções.

Já dos pacientes da outra instituição eu estranho um pouco uma reacção tão empolgada. Não é costume. Dantes, quando o Benfica perdia, limitavam-se a sorrir ou, em finais de época, a ignorar e a preparar a pré-época. Mas hoje é diferente. E, deixem-me que vos esclareça, não somos nós, benfiquistas, a acharmo-nos importantes. Não, foi um jogo normal, fraquito, perdêmo-lo. Acontece. Agora, que vocês nos dão uma importância desmedida (para não dizer “do caralho”), isso é inegável. Até um tropeção vira motivo de festejo.

Não vou aqui traçar diagnósticos, decerto tendes quem vos acompanhe. Mas aconselho prudência, já que, se do lado benfiquista a serotonina está nos níveis normais, já estes dois grupos parecem inspirar necessidade de administração de lítio. É que à hipomania segue-se, segundo os vossos sintomas, a distimia. Eu, no vosso lugar, não interrompia a terapia.

5 Comments:

At 5:57 PM, Blogger joemorales said...

Porra, estava a contar ganhar num Inferno e aquilo parecia um pesadelo no Céu. Há coisas do CARALHO. Estava confiante. É certo que quero é ser campeão, mas já estava habituado à rotina da pressão à saída da defesa adversária e da inspiração, parece-me, colectiva. Continuo confiante, mas estou com uma azia…

 
At 1:22 AM, Blogger Metralha said...

Como disse no boló(a)postas não quero cá euforias, que isso não é de um clube depressivo que chora desde 1906. Certo?

Satisfaço-me com o terceiro MOMENTO da época na próxima segunda feira. Combinado?

 
At 1:29 PM, Blogger Diego Armés said...

Combinadíssimo. Cá estou eu ara dar o peito às balas. À tua espera, campeão. Aquele pontinho em Alvalade soube-te a pato, confessa lá.

 
At 3:39 PM, Blogger mago said...

De facto, grande MOMENTO (assim mesmo, com letras das grandes e tudo) esta segunda-feira. O Cardozo marca livres levados da breca (para não dizer "do caralho").

Off-topic, Diego: para quando uns concertos?

 
At 5:18 PM, Blogger Diego Armés said...

Só em Novembro (dia 27). Lá por alturas de o Benfica dar a estes senhores o 3.º MOMENTO da época. Se eles tiverem sorte.

 

Post a Comment

<< Home