Wednesday, December 03, 2008

Quim

Ok, não me apanham muitas vezes neste papel de elogiar o adversário assim de forma tão particular.

Acontece que Quim já está a ser injustiçado e crucificado sem dó nem piedade por causa de um suposto frango contra o Setúbal. Suposto porque tenho dúvidas de que pudesse ver a bola partir.

Frango mesmo foi contra o Desportivo das Aves em 2006, este, sinceramente, não me pareceu.

Mas o que importa é a rapidez com que se esquece as defesas de Quim que valeram pontos e resultados, aquela série de três defesas contra o Manchester United, o abono de família que foi nos momentos em que a defesa do SLB era o que se sabia.


Quim é o melhor guarda-redes português do momento e não há cá histórias de encantar!

Esteve mal no lance? Esteve. E depois? Não conheço nenhum grande guarda-redes que não tenha umas penas na boca a dada altura.

Falar em por o Moretto no próximo jogo é uma coisa que só lembra a um benfiquista desesperado (ainda não chegou a hora fatal!), onde não cabe um quark de memória, na altura em que o Luisão tinha dois AVC’s por jogo e que havia benfiquistas no estádio que viam os jogos como se fossem filmes de terror.

E esta preocupação tem a ver com uma questão elementar: não gostaria que o Quim acabasse como outros jogadores do SLB que são triturados pela crítica e adeptos e que depois mergulhados no limbo.

Ele não merece tal destino.

Espero vê-lo no próximo jogo (se o substituírem, a mensagem que passa é de desgoverno interno e… lá vai mais uma época para o galheiro!), a demonstrar as suas qualidades e a calar a boca de muitos que pensam que este grande guarda-redes pode ser encostado.

Vinhas

6 Comments:

At 3:00 PM, Blogger Diego Armés said...

Vamos lá por partes.

Antes de mais, não posso deixar de concordar contigo. É, no meu entender, o melhor guarda-redes português da actualidade. Se não for, será pelo menos o melhor que o Benfica tem.

Em segundo lugar, há que recordar o que aconteceu quando Koeman tirou a titularidade a Quim para oferecê-la a Moretto: o Benfica foi por aí abaixo e fez uma época medíocre de então em diante (quando Moretto chegou, estávamos a lutar pelo primeiro lugar...).

Mas há que analisar o momento. Deixar Quim à mercê de futuras críticas - fáceis, diga-se - é expô-lo injustamente; é fazê-lo tremer; é pôr em causa a justiça das opções do treinador. Eu sei o que é aquele Terceiro Anel. Eu sei o que é que aquele povo, hoje em dia mais habituado a populismos do que a vitórias (por burrice!), exige, no momento, na hora, já: uma cabeça.

Se o treinador souber proteger Quim, dar-lhe-á umas "férias", digamos assim. Para ele se recuperar animicamente - convenhamos: está num péssimo momento de forma que, caso não se recupere, só poderá ter um desfecho: piorar. Encaixou 13 golos em duas semanas. É obra. Se eu fizesse merde 13 dias seguidos no meu trabalho, metia baixa... O Quim precisa disso. Para que, daqui a duas ou três semanas, esteja de volta, em grande. E que, sem deixar dúvidas a ninguém, demonstre que é incomparavelmente melhor do que qualquer um dos outros dois.

Aproveito ainda para deixar uma palavra sobre Moreira. Ele está nesse tal limbo que o Vinhas refere. E não é um "mau" guarda-redes. É mediano. É um bom suplente. Tal como o Nuno é um bom suplente do Helton ou o Tiago é um óptimo suplente do Patrício. Se o Quim está em baixo, não dar uma oportunidade a Moreira - nem que seja para rodar, para mostrar que ainda lá está - será tremendamente injusto.

 
At 4:31 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

This comment has been removed by the author.

 
At 4:32 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Por mim, o Quim não descalça. Pelo menos enquanto andar a enfardar á dúzia. Quando começar a sofrer menos golos do que os que o Benfica marca, então aí podem meter o Moretto.

 
At 5:30 PM, Blogger Helena Henriques said...

Ora, ora, muito gostam de bater nos guarda-redes. A Dulcineide na baliza encarnada, por mim, está sempre bem, de certeza que me divirto desde que não leve óculos escuros - porque aí resolve tudo :D

 
At 9:15 AM, Blogger vinhas said...

Diego, tens razão nos argumentos mas acho que, salvo algum problema pessoal do Quim, a confiança deve ser mantida. Até porque, pegando no exemplo do FCP, a saída do Helton foi catastrófica.
O SLB tem é de perder esta cultura niilista de sair na frente e deixar-se apanhar. são mesmo estranhos! Quanto a ideia do Moretto não há nenhum adversário do SLB que não anseie por este momento sublime...

 
At 6:06 PM, Anonymous Anonymous said...

Pois, é o eterno problema dos guarda-redes. Se for um central a dar um frango(se é q o termo se pode aplicar...) no dia a seguir não se vê toda a gente a querer encostá-lo como estão a fazer com o desgraçado do Quinito.

Por mim ainda se deve deixar o homem a jogar.

 

Post a Comment

<< Home