Wednesday, December 03, 2008

Quim. Joaquim...

(Resposta ao Vinhas - reedição do comentário postado no texto abaixo)

Vamos lá por partes.

Antes de mais, não posso deixar de concordar contigo (com o Vinhas). É, no meu entender, o melhor guarda-redes português da actualidade. Se não for, será pelo menos o melhor que o Benfica tem.

Em segundo lugar, há que recordar o que aconteceu quando Koeman tirou a titularidade a Quim para oferecê-la a Moretto: o Benfica foi por aí abaixo e fez uma época medíocre de então em diante (quando Moretto chegou, estávamos a lutar pelo primeiro lugar...).

Mas há que analisar o momento. Deixar Quim à mercê de futuras críticas - fáceis, diga-se - é expô-lo injustamente; é fazê-lo tremer; é pôr em causa a justiça das opções do treinador. Eu sei o que é aquele Terceiro Anel. Eu sei o que é que aquele povo, hoje em dia mais habituado a populismos do que a vitórias (por burrice!), exige, no momento, na hora, já: uma cabeça.

Se o treinador souber proteger Quim, dar-lhe-á umas "férias", digamos assim. Para ele se recuperar animicamente - convenhamos: está num péssimo momento de forma que, caso não se recupere, só poderá ter um desfecho: piorar. Encaixou 13 golos em duas semanas. É obra. Se eu fizesse merda 13 dias seguidos no meu trabalho, metia baixa... O Quim precisa disso. Para que, daqui a duas ou três semanas, esteja de volta, em grande. E que, sem deixar dúvidas a ninguém, demonstre que é incomparavelmente melhor do que qualquer um dos outros dois.

Aproveito ainda para deixar uma palavra sobre Moreira. Ele está nesse tal limbo que o Vinhas refere. E não é um "mau" guarda-redes. É mediano. É um bom suplente. Tal como o Nuno é um bom suplente do Helton ou o Tiago é um óptimo suplente do Patrício. Se o Quim está em baixo, não dar uma oportunidade a Moreira - nem que seja para rodar, para mostrar que ainda lá está - será tremendamente injusto...

4 Comments:

At 9:17 AM, Blogger vinhas said...

"Tal como o Nuno é um bom suplente do Helton ou o Tiago é um óptimo suplente do Patrício."
Esta nuance entre o Tiago e o Patrício é intencional ou fugiu-te a boca para a verdade de forma inconsciente?

 
At 1:13 PM, Blogger Diego Armés said...

:)

Cuidei que passasse despercebida...
(Estive para utilizar o "excelente").

 
At 2:28 PM, Blogger vinhas said...

É o mal das canteras. Tanto cria capão como aqueles franganitos das pastelarias...

 
At 11:36 PM, Blogger JNF said...

Por acaso até concordo que o Tiago seja um óptimo suplente do Patrício. São os dois tão maus...

 

Post a Comment

<< Home