Wednesday, September 24, 2008

O campeonato revisto em baixa…

O SCP mantém-se à frente da Liga e não tivesse ido à Espanha duas vezes atestar o depósito do autocarro, dir-se-ia que embalado para o título.

Mas alguns jogadores querem sair. Não lhes dá jeito ficar, não sei. Os adeptos dividem-se entre o apoio ao treinador e ao jogador (Moutinho não teve essa sorte…). A SAD está caladinha. Como sempre o SCP, nestas situações, deixa o multitarefa Paulo Bento sozinho.

Ainda só se vitimizaram uma vez este campeonato (também só estão três jornadas!) e não tem tido motivos para grandes teorias da conspiração.

Sinceramente acho que já estão a arranjar assunto para as justificações de final de época…

O SLB agora corre muito. Até o Nuno Gomes. E dá porrada que se farta. Até parece sofrer da influência do Oliveira que defendia não se importar de sofrer dois golos desde que a sua equipa marcasse sempre mais um que o adversário.

Com a reabertura do mercado ainda poderão comprar um ou dois jogadores para compor o plantel mas, mais importante que tudo, com o jogo de Paços destruiu-se um mito: Luisão não é o melhor defesa do SLB: Sidney é um grande central.

Há inúmeras condições para o sucesso da equipa do SLB: bom treinador, um presidente calado e um chefe de departamento com rios de dinheiro.

O FCP está numa fase difícil. O último campeonato ganho com não sei quantos pontos de avanço criou a imagem de ausência de adversários, estimulou a preguiça e a despudorada crença de que, não precisamos ganhar: os outros são suficientemente incompetentes para perderem sozinhos. Se isso poderia ter um fundo de verdade a época passada, esta é uma nova e as coisas serão muito mais difíceis do que se imagina.

Contrariamente ao campeonato anterior, este não terá “novos grandes” a aparecer, mas muitos jogos difíceis (pelo que a perda de pontos em determinados campos será decisiva) por uma razão primeira: na próxima época os clubes não terão posses para aceder ao mercado estrangeiro com tanta facilidade. Mesmo o argentino e brasileiro começam a inflacionar. Os grandes dedicar-se-ão a adquirir jogadores rotinados no campeonato e que se destacam em outros clubes nacionais. Daí que, entre os que já são pertença dos três grandes e de outros, toda a gente vai querer “mostrar serviço”.

Se o FCP não atalhar caminho e nas próximas cinco jornadas e não mostrar outra atitude poderá hipotecar a época. Claro que sempre poderá fazer um brilharete na Champions, mas isso é improvável.

O Guimarães suicidou-se ao vender os seus dois melhores jogadores e realizar algumas comprar duvidosas. Continuará a ser difícil em casa, mas muito mais frágil fora e com alguma sorte poderá ficar entre o quinto e o oitavo lugar.

O Braga está possuído da síndrome Jesualdo, que se manifesta pela irregularidade exibicional constante. Acredito que fique no 4º lugar porque tem plantel suficiente para agarra-lo sem grandes preocupações. Claro que jogarão melhor depois de saírem da UEFA, onde os jogadores gostam de dar nas vistas…

O Nacional vai ser o chato de serviço até ao primeiro terço da 2ª volta. Depois descola e vai para um lugar mais modesto.

E quando o Professor Neca pegar no Trofense…



Vinhas

0 Comments:

Post a Comment

<< Home