Monday, July 07, 2008

Cadernos do Euro: Os lobos

O que deve fazer uma selecção muito fraquinha para estar presente numa competição internacional de futebol? Contratar um excelente treinador, capaz de milagrosamente galvanizar toda a competitividade e talento dos jogadores? Reforçar as estruturas de formação, numa estratégia de longe prazo, para fabricar e aperfeiçoar o potencial dos atletas? Naturalizar brasileiros?

Rapazes, rapazes… Tudo isso demora tempo e tem a sua margem de risco. Se queremos ter a nossa selecção fraquinha num Europeu de futebol, é fácil, organizamos a competição. Não é tão caro como contratar o Scolari e é garantido.

Ora isto foi o que fez a Áustria, numa demonstração exemplar de falta de amor-próprio e de ausência de noção do ridículo. Por isso aguardo para ver o Pogatetz, com os braços por cima do Patocka, a assassinarem ambos o hino nacional em convulsões histéricas, com os restantes companheiros a acompanhar, num quadro grotesco digno da selecção portuguesa de râguebi.

Ora uma selecção que tem entre as suas estrelas maiores um avançado de 38 anos e um jogador do Sp. Braga não pode ter uma ambição maior do que ter um jogador seu a fazer reclames para a Kompäl e outro na final do Dança Comigo austríaco. Mas é inegável que os grandes momentos épicos da história do desporto acontecem precisamente com ‘underdogs’, os desfavorecidos, aqueles coitadinhos que num momento de superação mística são agraciados pela N. Sra. do Caravaggio. E quem tem um guarda-redes chamado Macho, merece sempre a ajuda do divino.

Bem, não esperem que os austríacos venham a ser os próximos campeões da Europa, nem tão pouco que passem a fase de grupos. Nem mesmo que venham a ter o maior número de traineiras atrás do autocarro da selecção. Mas a exaltação levá-los-á a ficar com o seu nome associado a algum recorde do Euro. Que tal, por exemplo, ter o jogador mais velho de sempre a marcar um golo numa fase final do Euro. Hmm? Até se podia arranjar um penaltizito para o velho Vastic fazer história. Outro marco histórico podia ser fazer um pontito na fase de grupos e ficar á frente de uma equipa poderosa… Que tal ficar à frente da Polónia, que era, segundo o entendido que vai ganhar 20 M € em 3 anos no Chelsea, a equipa mais forte do grupo de classificação de Portugal? Já era porreiro, não era?

E já chega, que o dinheiro que gastaram no Euro também não permite milagres maiores do que esses…

Labels:

5 Comments:

At 3:49 PM, Blogger Diego Armés said...

Damn you, Férenc... Ia pegar por aí para escrever sobre a Suíça...

 
At 8:02 PM, Blogger Helena Henriques said...

E ainda tiveram um abaixo-assinado para a não participação da selecção austríaca no Torneio...

 
At 10:20 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Se a moda pega, ainda vai Portugal organizar um mundial de hóquei no gelo...

 
At 1:04 PM, Blogger Helena Henriques said...

:D Hóquei no gelo é bem, estou a ver as autarquias e governo a discutir as infraestruturas...

 
At 1:34 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Com Beja e Évora a lutarem pela final...

 

Post a Comment

<< Home