Wednesday, April 30, 2008

Eis a minha lista!

Eu andei aqui a raciocinar. E descobri um tema maravilhoso para a gente debater, uma vez que este campeonato está a ter a emoção que se sabe. Por que não falarmos de arbitragens, hum? Parece-me um assunto interessante.

A recente visita do Vieira lá à cena da Liga dos árbitros e não sei quê para fazer queixa da lucilinha começou por ter, para mim, uma aparência caricata. O parvalhão do presidente do meu estimadíssimo e orgulhoso clube mais uma vez a fazer de peixeira a propósito de uma devassa qualquer que descolora o cabelo à Herman José?! Risível... Entretanto, porém, pus-me a matutar e acabei por concluir que se trata de algo mais profundo do que uma mera quezília de costureiras com falta de meias para coser. Tentem seguir o meu raciocínio - eu sei que alguns podem ter dificuldades, mas esforcem-se. Então, o Vieira foi, fez a queixa, apresentou "documentos" e "provas" e comparou situações e elaborou acusações?... Eu se fosse a lucilinha não ficava contente com o Vieira, em pessoa, nem com o Benfica, "instituição" gerida pela referida pessoa. Não só não ficava contente como ficaria, inclusivamente, magoado! A vaca da lucília é uma porca sensível. Eu, no lugar daquela rameira de ancas largas, da próxima vez que apanhasse em campo o Glorioso, entalava-o bem entalado - sort of speaking... referia-me à lucília no papel de "árbitro", não me passou pela cabeça referir-me às suas actividades pós-laborais. Convenhamos, do ponto de vista da moral vigente entre as colegas de profissão desta enormíssima cabra, tal atitude é mais que legítima: trata-se de uma questão de honra, de dignidade e de reposição do bom nome - ou, em português corrente, uma vingançazinha à filha da puta.

Posto isto, e tendo em conta que lá na cena dos árbitros da liga lá daquela comissão não sei quê nem todos são acéfalos, alguém haveria de lembrar-se e exclamar "epá!... E agora? Eu não volto a nomear a nossa lucília para apitar o inimigo... ainda dá merda e depois como é? Temos de aturar o Vieira outra vez? Não contem comigo...".

Ou seja, eu traduzo: assiste aos clubes o direito de apresentar queixas ou "reclamações" junto da comissão lá da liga e assim. Vem lá nas regras e tudo. E isto a mim parece-me meio ridículo. Porquê? Porque olhem, os telefonemas para o Pinto de Sousa a dizer "epá, esse gajo não, que ele só nos entala... sort of speaking..." são proibidos. Mas, na prática, este tipo de queixa prevista na lei, olhando para o processo como um todo e calculando o desfecho previsível - o afastamento destas cadelas, destas putéfias de futuras nomeações para determinados encontros -, permite aos clubes que façam exactamente o mesmo que fariam ao telefone com o Valentim Loureiro ou com o outro: escolher os árbitros dos próprios jogos. Am I wrong?

Ora, se isso é assim, vamos pôr já mãos à obra: vou fazer aqui uma listinha, caros cabeçudos aí da liga, que é para vos poupar trabalho. Agradecia que estes senhores não voltassem a pisar relvados ao mesmo tempo que os jogadores que enverguem a Digníssima:

-lucilinha
-Paulo Costa
-Olegário Benquerença
-Augusto Duarte
-Elmano Santos
-Jorge Sousa
-Paulo Baptista
-Pedro Henriques
(este.. ainda pode ter uma segunda oportunidade).

Solicito aos leitores que façam correcções e acrescentos à minha lista. Solicito também aos analfabetos dos outros clubes que elaborem listas visando o mesmo objectivo - só que a vosso favor.

16 Comments:

At 10:34 PM, Blogger vinhas said...

Nada a objectar.
De alguns anos a esta parte defendo que deveria ser a UEFA (apesar deste reaccionário orgão querer a verdade desportiva com a causalidade do erro - uma componente filosófica do jogo - para não perder o controle) a nomear os árbitros da Bwin (estangeiros, claro!). A profissionalização não me parece também que melhore o nível (na prática seriam os mesmos a tempo inteiro!).
Contrariamente a opinião dominante não acho que seja por qualquer malevolência ou "sistema"(que isso são outros argumentos de outra história) mas porque são de facto maus tecnicamente (não há coerência decisória do jogo A para o B por parte de um mesmo árbitro) tal como não há coerência geral perante a lei do jogo (aquilo a que os comentadores chamam estilo à inglesa, à italiana, etc.) que é resonsabilidade da associação que os nomeia e avalia.
Não me importa que falhem (é estatisticamente admissível 7 erros por jogo e apenas 2 da mesma espécie), incomoda-me que não tentem ser melhores.

 
At 10:36 AM, Blogger Efe said...

"-Pedro Henriques (este.. ainda pode ter uma segunda oportunidade)."

Palavras para quê?

 
At 4:04 PM, Blogger Diego Armés said...

Então, para quê o comentário, ó idota? Vai fazer desenhos, já se viu que com palavras não te entendes...

 
At 4:11 PM, Blogger Efe said...

Ok, vais então confessar que tens um fraco por militares, é?

 
At 5:12 PM, Blogger Diego Armés said...

Sim. Ainda ontem uma sargenta-ajudante me deixou extasiado.

 
At 11:45 AM, Blogger JNF said...

O Pedro Henriques, apesar de lagarto, nem é mau árbitro. Agora o Xistra... essa besta não deveria pisar o relvado do nosso estádio

 
At 8:48 AM, Blogger vinhas said...

Nem de propósito esta jornada trouxe mais argumentosa que disse (em Belém até um cego autista dava um vermelho ao jogador do Belenenses que fez aquela falta ao Carlitos); na Reboleira só por pena do SLB não se expulsou o Cardoso e na Mata Real a prepotência e necessidade de protagonismo levou a que 3 jogadores da defesa do Paços ficassem amarelados na primeira parte (para depois perdoar a expulsão de um deles). De um dos inumeros livres que o SCP beneficiou, lá um deu em golo. E o amarelo dado ao Simon é uma anedota. Claro que depois ninguém leva isso a sério.
A tua lista, Diego só 'eca por ser pequena.

 
At 9:31 AM, Blogger Efe said...

É preciso terem muita lata para se queixarem dos árbitros, quando toda a gente viu os maus jogos que o banfica fez esta época. o benfica e o sporting!
É verdade que temos péssimos árbitros e penso que não há uma única equipa que não tenha razões de queixa. Eu apenas nomeio um, na área dos péssimos - o Paulo Paraty.

 
At 2:25 PM, Blogger vinhas said...

Jose, eu portista me confesso e acho que a questão aqui colocada não representa exclusivamente uma desculpabilização (o Diego não é o LFV nem para lá caminha ao que parece). É uma constatação de que o campeonato poderia ser melhor se todos os intervenientes tivessem algum nível (hoje falamos de arbitragens.Poderiamos falar de dirigismo desportivo, as palhaçadas da Liga e Federação, a imprensa desportiva. Acho que todos os envolvidos, de uma forma ou de outra estão a esfaquear o futebol, o negócio e o valor que representa um clube. Só por milagre ainda temos um campeonato em que parece todos estão interessados em desacreditar! Pois eu gosto de futebol, gosto que o SLB dure uma época inteira, gosto que o SCP faça frente ao meu clube, gosto do arreganho de outras equipas a lutar por um lugar ao sol. Já disse algures que não interessa ter as grandes equipas de Portugal a arrastarem-se pela prova. Interessa-me que estas e outras sejam fortes e que os intervenientes sejam credíveis, profissionais e competentes.
"Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo,não precisa temer o resultado de cem batalhas.
Se você se conhece mas não conhece o inimigo,para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo,perderá todas as batalhas."
Sun Tzu

 
At 3:54 PM, Blogger Diego Armés said...

Vinhas, não adianta explicar a esse palhaço o objectivo ou a mensagem de qualquer que seja o texto, desde que assinado por mim. Eu posso fazer um texto a dizer "o Vieira é um totó que só sabe queixar-se das arbitragens" que essa alminha salta para aqui e diz logo "lá estás tu a falar dos árbitros". Não dá, trata-se de um problema profundo, grave, de uma falha.

Nesta lista eu não incluí "maus árbitros". Incluí árbitros que tenham objectivamente prejudicado o Benfica mais do que uma vez - o caso do Lucílio Baptista é mais que flagrante; o Olegário Benquerença e o Elmano são outros que tais. Agora - esta para te é para ti, José -, não pretendo "expulsar" estes árbitros do futebol nem queixar-me deles; pretendo apenas demonstrar que, com estas leis em vigor na nossa liga, é possível que as pressões e as escolhas dos árbitros por parte dos clubes não só sejam legítimas como se tornem prática corrente com um simples gesto: uma queixa oficial. Ainda há dúvidas? Ou preciso de explicar novamente, mais devagarinho?

 
At 4:13 PM, Blogger Efe said...

Dúvidas nunca houve, pá, tu é que pensas que ou outros não pensam ou não têm memória...
Acho incrível que te lembres agora de propôs a mudança de funcionamento das coisas. Estarás tu a esquecer-te do início desta época, em que o benfica foi beneficiado em vários jogos? O futebol, e aqui como em qq parte, sempre teve disto, pá, somos prejudicados nuns jogos e beneficiados noutros! Longe de mim justificar os maus (e foram muitos) jogos do sporting com as arbitragens!
Aliás, até acho que essa história de comprar ou vender árbitros já foi coisa de outros tempos. O que nós temos é mesmo MAUS ÁRBITROS! Árbitros técnicamente maus! E não apitam jogos internacionais por causa dos casos em tribunal, pois lá fora também os há e bem maiores, a envolverem casas de apostas e etc.. Não apitam porque são maus. E nós é que os gramamos!
Diz-me uma equipa em Portugal que não tenha sido prejudicada pelas arbitragens.

Quanto a insultares-me constantemente, lembra-te que temos amigos em comum e há-des dizer-me qual deles é que está de acordo contigo, em relação a mim.

Fica-te mal o ressabianço porque ficas parecidíssimo com o presidente do teu clube, esse vigarista incompetente que espero bem se mantenha por aí por muitos e bons.

 
At 5:18 PM, Blogger Diego Armés said...

Eu repito lentamente: o texto (relê, poupa-me o trabalho, por favor) começa precisamente com o exemplo do presidente do meu clube se valer das regras para afastar, em definitivo, um árbitro que já prejudicou o Benfica.

Procura aí os textos em que justifiquei derrotas do Benfica com os árbitros... Procura à vontade. E sobre essa do "ressabiado"... pá, muda o discurso. Repito uma coisa que já te tinha pedido: vai ler outros blogues. Apaga este dos teus favoritos. Desampara-me a loja. É um pedido... foda-se, estou farto de ti.

 
At 5:45 PM, Blogger Efe said...

Foda-se, grande paneleirote que tu saíste, pá!

xauzão, pá e SAUDAÇÕES LEONINAS!

LFV FOREVER!

 
At 5:51 PM, Blogger Diego Armés said...

Obrigado, Senhor...

 
At 6:00 PM, Blogger Efe said...

E diz o senhor:

"obrigado não, baixa mazé as calcinhas..."

 
At 6:17 PM, Blogger Diego Armés said...

Tristeza...

 

Post a Comment

<< Home