Wednesday, February 06, 2008

Esta época acabou. Vamos falar da próxima.

Penso que esta época deixou de ter interesse. Esta monótona. Um tédio. Apesar da luta para saber quem vai a UEFA poder ter ainda alguma animação, acaba por ser coisa pouca. Até os lugares de descida já estão em vias de decisão.

Joga-se mal futebol em 70% dos jogos, adeptos de clubes grandes desesperam-se com as prestações dos seus clubes. Nem os casos de arbitragem geram discussão (em que mundo estamos quando um golo em fora de jogo do Sporting x Porto não desperta sequer uma conversa acalorada! Não. Ninguém se incomodou!).

Quer tudo isto dizer que esta época já acabou. Vamos pois dedicarmo-nos à próxima com a promessa de ser mais excitante e competitiva.

Para já, no próximo ano teremos uma cerveja em lugar de casa de apostas. Já é uma mudança.

A Sagres liga vai trazer-nos novidades. Primeiro, os contratos nos estádios: como vão ser? A Superbock é uma exigência nacional, implantada em nas lojas dos trezentos de comida dos estádios. Como vai a sagres intrometer-se neste negócio? Vão-nos obrigar-nos a bebê-la? Dá desconto nos bilhetes? Isto não baixará o número de adeptos dos estádios. Se eu não gostar de Stout posso ser acusado de racismo?

Enfim, um problema da máxima importância que está a ser descurado por todos os adeptos do país e que deve ser acompanhado com a máxima atenção.

Segundo: a TVI vai continuar a ter o monopólio das transmissões em canal aberto. Lá vamos ter de aturar a seca das transmissões (os comentários já não se ouvem porque tira-se o som) dos 15 jogos do Benfica em casa contra os adversários teoricamente mais fracos a ver se pagam o povoamento do estádio vazio.

E depois a Sport tv a dar os resumos fatiados aos outros canais.

Cabe aqui um parágrafo especial sobre a Sport tv. Sou contra, não tenho, nem nunca terei um canal que monopoliza o futebol. É indigno. O futebol devia ser sempre em canal aberto. Isso sim seria serviço público! Cada canal comprava o seu jogo e a vida seguia. Ou então todos os canais transmitiam o mesmo jogo (não sei se isso é tecnicamente possível, mas adorava ter uma “visão comparada” dos clássicos. Poderia ser o momento mais alto da Comunicação Social portuguesa, melhor do que as visitas do Papa!).

Última nota: todos os jogos da Vitalis deveriam ser transmitidos em diferido nos dias de semana (1ª parte antes da novela, 2ª parte depois). Seriam os momentos de “family share”, passando o prime time para mais tarde, digamos, às 02h00/06h00.

O Domingo Desportivo (sei que o nome não é este, mas como a TVI passa o programa tão tarde e mete tanta publicidade pelo meio que acabo por ver os 30 minutos iniciais e …adormeço. Nunca chego a ver a apresentação do programa, por isso ainda estou com o título do antigo programa) passaria a ser transmitido às 20h de Domingo com os jogos que já tivessem acontecido. Os restantes passariam para o Domingo a seguir, ficando a jornada com uma semana de atraso.

Quanto aos clubes na próxima época, podemos começar a discutir algumas questões:

FCP: Quantos jogadores serão vendidos: dois ou três? No rol das saídas temos Quaresma, P.Assunção, B. Alves, Bosingwa, R. Meireles, Lucho. Conseguirá o Porto 50 milhões em duas vendas?

Com a saída destes como se reforçará o FCP? Prata da casa, jovens estrangeiros promissores?

SCP: Quantos jovens irá P. Bento lançar na próxima época e quantas contratações estranhas fará a SAD? Que cozinhado daí sairá? Resolvido o problema do passivo, poderão os sócios exigir o título? Isso será grave? Não será muita pressão?

SLB: Poderão os sócios remover o principal “empecilho” do clube? Se sim, quem poderá candidatar-se à Presidência, colocando os interesses do clube à frente dos seus? Quem substituirá Camacho? O Prof. Neca? Co Adriaanse? Se for este último, Nelson terá de cortar o cabelo ou ir embora?

Guimarães: Depois de ser delapidado pelos grandes que levarão 2/3 da actual equipa embora, e de serem eliminados na primeira fase da UEFA, como evitar não “bater no fundo” como acontece a estes clubes depois de uma época vitoriosa?

Braga: Conseguiremos nós saber, de facto, quantos jogadores tem o Braga? Poderão eles ter um comportamento normal e contratarem apenas 5/6 jogadores para que a equipa não pareça um hotel?

Com quantos jogadores com mais de 30 anos actuarão na próxima época? (Formula para ganhar o Braga: acelerar nos últimos 15 minutos).

Belenenses: Como fazer para que os azuis de Lisboa possam dar aquele passinho que falta para serem uma grande equipa? Compram-se sócios que cheguem para encher o estádio. O que fazer deste clube ambíguo pelo qual até tenho simpatia mas que nunca vai ser grande porque em Lisboa já há dois galos para um poleiro! Se fosse na América o Belenenses comprava o estádio de Leiria ou Aveiro e criavam o Cruz de Cristo Lis ou o Caravela-Moliceiro.

Setúbal: Até que ponto um atleta pode jogar recebendo pouco com bom resultado? O Setúbal poderá ser a mais promissora equipa do Sul se, ao vender os terrenos e criar um novo estádio saiba manter e desenvolver a sua relação com os sócios e região. O clube “Alentejo” poderá criar uma equipa coesa, mantendo o material humano de que dispõe? Poderá formar jovens se desenvolver a mística? Vá lá, Mourinho, dá uma mão ao Setúbal!

Vinhas

27 Comments:

At 4:16 PM, Blogger Efe said...

Vai um desabafo?:)

 
At 4:21 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Posso dizer-te que não é com o Prof. Neca nem com o Co Adriaanse que o Luis Filipe Vieira tem um pré-acordo para a próxima época...

 
At 4:22 PM, Blogger vinhas said...

Não! O Couceiro não?!

 
At 4:39 PM, Blogger Helena Henriques said...

Quer-me parecer que o Vinhas quer incêndios

 
At 4:48 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Não, também não é o Couceiro...

 
At 4:51 PM, Blogger vinhas said...

Meszaros diz lá quem é!Morro de curiosidade...

 
At 5:15 PM, Blogger Efe said...

Não haverá aí um problema de calendário? Não estarás 3 mesitos adiantado?

 
At 6:06 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

This comment has been removed by the author.

 
At 6:12 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Não fui eu quem fez o pré-acordo. E parece que já existe há tempo...

 
At 6:37 PM, Blogger Diego Armés said...

"A Superbock é uma exigência nacional, implantada em nas lojas dos trezentos de comida dos estádios. Como vai a sagres intrometer-se neste negócio? Vão-nos obrigar-nos a bebê-la?"

Oh, lá! Oh, lá! Nem leio mais deste texto... mas estão a brincar comigo? Exigência nacional? A Sagres "intrometer-se"? Ó xerife, desca cá ao sul que é para fazermos uma visita guiada... "Obrigar" a beber? Deves pensar que estamos a falar desse detergente made in Leça da Palmeira, de certeza... Antes queria subir a Vigo e beber uma Estrella Galicia.

 
At 7:26 PM, Blogger Helena Henriques said...

Ena, o bardo ir a Vigo é histórico!

 
At 7:42 PM, Blogger Diego Armés said...

Bom, acabei por ler o texto todo e vejo que o Vinhas está abalado. Efeitos secundários do Carnaval? Resquícios da cachaça de segunda para terça-feira? Adiante, eu dou uma ajuda.

Em primeiro lugar, em Lisboa não há dois galos para poleiro nenhum em que o Belém pudesse põr a gânfia. Há um clube grande e uma espécie de Vitória de Guimarães, mas às riscas. O resto é paisagem e o Belém é uma instituição de utilidade pública, tal como o jardim (semi) adjacente ou as mesas da sueca e da bisca lambida no Jardim Constantino.

Em segundo lugar, dizer do Setúbal que é o "clube Alentejo" está próximo da ofensa - e eu nem sou setubalense nem alentejano. Mas gosto da geografia bem organizada. É consultar o mapa, se faz favor.

Em terceiro lugar, ver no Guimarães um clube que vai à Europa e depois bate no fundo (ao estilo Paços de Ferreira, Beira-Mar, etc.) é, suponho, falta de informação acerca do passado histórico do clube - provavelmente, a equipa portuguesa com mais "Europa" nas pernas, a seguir aos 2 grandes e ao sportém.

Em último, a para que não haja neste espaço lugar a contra-informação, desinformação, anarquia informativa ou qualquer outro tipo de distorção da realidade através da palavra escrita, aqui fica um Top 5 dos "estádios vazios" de Portugal, para que se constate que o Vinhas não atina com o caminho da verdade quando tenta fazer piadas sobre o Benfica. Ora, cá vai:

Mais adeptos no estádio (2007-2008):
1. Benfica, 378.717
2. FC Porto, 374.607
A diferença é pouca, mas primeiro é primeiro... Lamento.

Top 5 de jogos da Liga 2007-2008:
1. Benfica - FCP, 60.116
2. Benfica - V. Guimarães, 52.464
3. FCP - Sportém, 49.709
4. Benfica - Sportém, 48.222
5. Benfica - Marítimo, 44.312

Esclarecidos? Pronto.
Agora, para os que, ainda assim, tentarem contestar estes números porque "no fim da época é que se vê a média", aqui ficam o link para os dados estatísticos referentes à época anterior:

http://www.superbraga.com/forum/index.php?topic=6291.msg103904

(Leiam todo o texto, é interessante.)

E, por agora, acho que é tudo.

 
At 9:16 AM, Blogger vinhas said...

O Vinhas não está abalado:usufrui da tranquilidade!
Quanto à tua resposta, lamento: Lisboa tem dois clubes grandes, quer o teu clubismo aceite ou não. O poleiro (titulo) é só um. De qualquer modo não é guerra minha.
Quanto a Setubal ser um bairro de Lisboa desconhecia. As minhas desculpas.
O Guimarães, se te recordas, não bateu no fundo. Parou na Vitalis e emergiu rapidamente porque é um "enche estádios", coisa absolutamente necessária a uma Liga profissional.
Em último e para que não fiques com dúvidas, as contas são feitas aos rácios de ocupação dos estádios (favor ir ao site da Liga que é fonte oficial!).
Lamento que tenham construido um estádio tão grande para depois não terem como encher a não ser em alguns jogos.
E viva a Super Bock!

 
At 9:38 AM, Blogger Efe said...

Diego, é Leça do Balio e não da Palmeira, isto só para começar... E a Estrella Galicia é uma grande cerveja... E a Super Bock é uma maravilha, comparada com essa cerveja dos colombianos. Hic!

 
At 1:02 PM, Blogger Helena Henriques said...

Olha Bardo, o teu confrade benfiquista António Pedro Vasconcelos diz que o Guimarães - Porto é um derby minhoto; ou da província ou assim. Amor com amor se paga ;-)

Viva a superbock :D Vocês arranjam cada discussão tão gira... Eu quanto a isso só tenho grandes objecções à Tagus, aquilo não se faz, e nem quero saber de onde é.

 
At 1:10 PM, Blogger Helena Henriques said...

O José, também vir com essas minudências, Balio ou Palmeira. Fogo, se o Porto já vai no Minho, que é que isso interessa?

 
At 1:55 PM, Blogger vinhas said...

Viva! Já estamos a discutir a próxima época!

 
At 4:12 PM, Blogger Diego Armés said...

Vinhas, tu concentra-te: Setúbal não é bairro de Lisboa, é tão distrito quanto Braga e, por enquanto, ainda se situa na Estremadura. Daí ao Alentejo é um passo, bem sei. Mas é um passo ainda por dar.
Quanto às Leças, são-me indiferentes. Dá igual, isso sabe a detergente - e viva a Estrella Galícia, grande cerveja, sissenhoras (a minha única recordaçãod e Vigo, tudo o resto se esfumou).
A desculpa dos rácios é interessante, mas não pega. Eu explico para que serve um estádio daquele tamanho: para receber 4 mil selvagens por ano e ter espaço à volta deles. Fora isso, para encher 5 ou 6 vezes por época, duas ou três no campeonato, mais umas quantas nas competições europeias. Não é desperdício, que as cadeiras não comem pão. De resto, temos sempre mais gente no estádio, tal como os números comprovam. Se não, provavelmente o mais produtivo dos estádios até é o Afonso Henriques.
Ah, e quem menosprezou o Guimarães foste tu, no texto, não fui eu.
Sobre poleiros e grandes: dá-me UM exemplo de grandeza do sportém num passado recente (falemos dos últimos 30 anos, vá). O Belém nem entra nestas contas, por favor...
Descansa. Tira uns dias. O Carnaval deixou-te grogue, bolas...

 
At 8:06 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

This comment has been removed by the author.

 
At 8:32 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Bem, estavam vocês tão bem a morderem-se um ao outro e tiveram que me vir cá chatear. Então, vamos lá ver o passado recente olhemos de há 10 anos para cá:

SCP:
2 campeonatos (99/00;01/02)
2 taças de Portugal (01/02;06/07)
3 supertaças (99/00;01/02;07/08)

SLB:
1 campeonato (04/05)
1 taça de portugal (03/04)
1 supertaça (05/06)

Ou seja, NA ACTUALIDADE (ou quanto muito, num passado recente), 'o sportém' tem 7 títulos contra 3 d' O MAIOR! Surpreendido ou vens agora com saudosismos sobre o tempo da minha avó?

Tamos conversados. Mas podes continuar com a tua esquizofrenia sobre 'o sportém'. Acho-a gira...

E a ti, Vinhas, convido-te a vir a Setubal para veres se é dormitório de Lisboa ou já é Alentejo. Aproveitamos e até podemos ir comer um peixinho ao Cardador, ali na Fonte Nova. Infelizmente não tem Super Bock, só tem cerveja de homem. Para os miiúdos há frutol...

 
At 11:19 AM, Blogger vinhas said...

Acerca de Setubal, finalmente acertamos o passo. Não é Lisboa.Esta fora da muralha.quando falo em Alentejo é uma referencia de outros públicos a conquistar para quem não poderá crescer na zona de Lisboa.
quanto a titulos entre a 2ª circular diego lamento mas correu mal como mostra o Meszaros.
Quanto ao convite para Setubal aceito de bom grado mas beberei Tuborg.

 
At 11:33 AM, Blogger Férenc Meszaros said...

Acho que não percebeste, Vinhas: Aqui só há cerveja de homem! Se queres beber tuborg, parece que vais ter que trazer a geleira...

 
At 3:21 PM, Blogger Helena Henriques said...

Vinhas, será que as senhoras, no deserto, só bebem água ou ficam com bigode? ainda por cima no deserto há-de ser calor, sem uma cervejinha é lixado. Meszaros, em Tróia ainda é deserto?

 
At 3:40 PM, Blogger Diego Armés said...

Eu disse 30 ANOS! Acrescentas mais um campeonato e uma taça ao sportém... Ao Benfica nem sei. Mas tudo bem... De qualquer modo, a diferença entre os folcorruptorto e os outros todos é, neste momento, enorme.

Vinhas, a sério, sobre cerveja é melhor ficarmos assim. E Férenc, se falamos de esquizofrenias, o caso do Vinhas com "a Lisboa" e o "fora de Lisboa" é preocupante. Felizmente, Setúbal está a salvo do mal e da fonte da iniquidade, embora não seja "bem" Alentejo...

 
At 1:23 AM, Blogger Férenc Meszaros said...

Se insistes então em falar dos últimos 30 anos, convém utilizar o tempo verbal correcto, tipo: 'O benfica FOI grande' ou 'O Benfica FOI o maior'. Apenas por uma questão de coerência, nada mais.

O Vinhas vai ter que dizer perante toda a blogosfera: 'Eu não sei mais do que um camionista'. Se quiser vir ao peixinho vem na camioneta da carreira senão ainda janta no Samouco. Ou em Alfama, fora das muralhas...

 
At 4:24 PM, Blogger Diego Armés said...

Alfama FICA fora das muralhas... Mas eu tenho de explicar tudo?

Sobre as grandezas, ok, chegámos a um entendimento, pronto. Ainda hei-de escrever sobre o assunto. Um dia.

 
At 9:34 AM, Blogger Efe said...

Tenham medo, muito medo...


:)

 

Post a Comment

<< Home