Monday, January 21, 2008

Amuos de Princesa

Seria inevitável a um portista ter de falar de Quaresma depois do “arrufo” do passado jogo.

Durante algum tempo pensei que o seu processo de formação, iniciado no SCP e completado no FCP (o hiato de tempo em Barcelona foi um tempo morto) estaria terminado. Afinal, não está.

Já vi nas Antas e no Dragão jogadores como Deco, Ricardo Carvalho, Paredes e Futre serem vaiados. Que eu saiba nenhum deles, por mais irado que possa ter ficado, ameaçou abandonar o clube ou reiterou que continuaria a fazer o que faz, só por birra.

Também nenhum deles se transformou radicalmente com as vaias, passando a jogar como os adeptos querem.

Enfim, ninguém ficou melhor ou pior por isso. Apenas amadureceu e aprendeu.

Aprenderam que o adepto (pagante) tem direito a opinião, que é importante ouvir o que os outros têm para nos dizer, que ninguém é tão bom que não possa ser criticado, que o seu valor ou falta dele é o mesmo e que os assobios não lhe vão ensinar a jogar à bola, que a qualidade sem humildade torna-se problema.

O FCP não é uma equipa esmagadora. Não tem o plantel do Inter, os milhões do Manchester ou a variedade de soluções do Barcelona. É uma equipa, um conjunto particularmente feliz de identidades que sabem que a colaboração entre todos, a coesão do grupo e a certeza de que ninguém é melhor do que um onze unido e motivado. O Porto já teve melhores plantéis sem ganhar nada e plantéis inferiores que ganharam títulos.

O futebol também é um “mind game”!

Faria melhor Quaresma em escutar os protestos e perceber o que o adepto pretende. Não há ninguém que goste de futebol que não sonhe com um gesto de magia, um golo impossível ou uma jogada arrebatadora. São uma espécie de património da humanidade que passa por gerações e emoldura a vida das pessoas cinzentas, com vidas tristes e sem luz.

Não há adepto do Porto que não as deseje.

Mas há que ponderar: jogadas como Quaresma pretende desenvolver, jogo a jogo, sacrificam cerca de 6/7 situações ofensivas de golo. A frustração que se instala por não conseguir fazê-las ao fim da quarta ou quinta tentativa, leva a que “esqueça” a equipa e é justamente isto que faz crescer a irritação do adepto. Conscientemente ou não, todos os adeptos do FCP sabem que é o conjunto que ganha. Ao adepto pouco se lhe dá se é o guarda-redes ou o avançado que marque os golos; o que importa é ter e manter a vantagem. E isto faz-se em conjunto.

Proponho ao Quaresma que experimente já contra o SCP uma primeira parte de profunda eficácia e espírito de equipa (como Lisandro que marca os golos mas é o último dos egoístas!). Se por felicidade o Porto conseguir uma vantagem significativa então, no segundo tempo, delicie-se e delicie-nos com o que sabe fazer: magia. Tenho a certeza de que continuará a perder uma mão cheia de ataques mas aí não haverá assobios.

Resta apenas a Quaresma crescer depressa porque os outros clubes sabem estas coisas e não compram jogadores amuados pelo mesmo valor, por mais brilhantes que sejam!

Vinhas

15 Comments:

At 4:30 PM, Blogger Efe said...

Pois, o problema é esse... A sad do fcporto quer vendê-lo mas precisa de o valorizar mais. Tudo isto para continuar a saga da venda dos melhores activos para encher o bandulho aos caldeiras e companhia. Disto ninguém tem dúvidas, aqui na cidade do Porto. Eu bem os vejo nas suas máquinas e casas e esbanjamento de guito. E estamos a falar de pessoas a quem não se lhes conhece outra fonte de rendimentos que não seja o compra & vende de jogadores...

 
At 5:28 PM, Blogger Helena Henriques said...

Pois. E até que têm andado sossegadinhos.

 
At 6:32 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Faria melhor, ó Vinhas: No próximo jogo metia mas era o bom do Mariano que não perde bolas no um para um e mandava o Quaresma para a bancada. Farta-se de vos fazer perder jogos, o raio do cigano...

 
At 7:19 PM, Blogger Diego Armés said...

:)

Vim só ver como é que estavam as coisas... Caramba, que brandos e mansos eles são quando o ciganito levanta a voz... Se fosse num clube (qualquer um) da segunda circular, não faltaria. Admiro-vos a espinha dorsal.

Continuaçom

 
At 10:44 PM, Blogger Helena Henriques said...

Achaste o post do Vinhas brando? Sugere-lhe a porta da rua, isso é brando? Eu, confesso, acho piada ao rapaz, o que não quer dizer que não ache que deu uma granada no pé, e o pé faz-lhe falta. Não tenciono dar muita importância aos acessos de fúria do moço, mas se começar a provocar problemas, não tenho dúvidas que a solução é cortar com ele. E sim, é verdade, isso poupar-me-ia alguns nervos durante os jogos. Mas, há que reconhecer que o Quaresma sempre é mais interessante, a todos os níveis que o central grandão.

 
At 9:10 AM, Blogger vinhas said...

Respostas várias:
Sim, a SAD do Porto tem de valorizá-lo ainda mais: o patamar do Porto tem de se situar nos 30 milhões por cabeça. Não apenas para dar a ganhar aos senhores de carros topo de gama mas para manter o clube no patamar que está, digamos, nos últimos 25 anos.
Oto glória dizia que banco nunca fez mal a vedeta.Férenc, o Porto, tal como digo no texto não é de um só jogador. Se não fosse uma equipa teriamos um campeonato mais renhido...
Quanto a brandura, convenhamos! Ele não andou ao estalo com ninguém...

 
At 10:26 AM, Blogger Efe said...

Exactamente, Vinhas. E para quem só tem 20 e tal anitos e leva porrada de meia-noite e é cigano, até tem muita calma, não? eheheh
É um jogador muito bem formado!

 
At 10:36 AM, Blogger Férenc Meszaros said...

Barriga cheia faz memória curta.

Mandem o filho pródigo de volta que a gente não se importa.

 
At 12:34 PM, Blogger Helena Henriques said...

Boa piada férenc, diz isso ao Ricardo, mas no Carnaval.

 
At 3:22 PM, Blogger Helena Henriques said...

Ah, e continuaçom :P

 
At 3:33 PM, Blogger Diego Armés said...

Pelo vistos, Helena, a sugestão não era a porta da rua.

De resto, rala-me muito mais o "central grandão" e as sessões de estalada, sinceramente. Com as ofensas da vossa casa posso eu bem. Aliás, continuem, continuem. Tenho pipocas e Coca-Cola. Entretenham-me, se fazem favor... Não querem juntar também o Bosingwa? A coisa era capaz de animar.

 
At 3:48 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Também acho que animava. Principalmente se o Bosingwa levasse tradutor...

 
At 4:14 PM, Blogger Efe said...

ahahahahahah!!

 
At 6:26 PM, Blogger Helena Henriques said...

:D

Continuaçom!

 
At 10:45 AM, Blogger Efe said...

Obrigadom!

 

Post a Comment

<< Home