Sunday, September 23, 2007

O ódio I – O improvável justiceiro

Primeiro capítulo do épico ‘Trilogia do ódio’, dedicado ao Senhor Scolari.

Caro Zequinha

Não está certo isto que te andam a fazer, rapaz.

Desde que aquilo lá no Canadá começou a correr para o torto, parece que te pegaram de ponta. Está certo que aquela história de pegar no cartão do árbitro foi um bocado burrice, pois toda a gente sabe que os árbitros ficam arreliados quando se mexe nas coisas deles, mas também não me parece que fosse caso para tanto até porque devolveste logo o cartão ao senhor.

Quase que dá a sensação, ó Zequinha, que te pegaram de esguelha e andam deliberadamente a atentar contra o teu futuro, o de uma jovem promessa do futebol português com tanto para dar ao seu País.

E depois vem um brasileiro qualquer, com idade para ser teu avô e agride selvaticamente um adversário, um acto muito mais grave que o teu. Tu admitiste o erro; o brasileiro diz que não bateu em ninguém. Tu pediste desculpas; o brasileiro fingiu que pediu. A ti ninguém defendeu; o brasileiro teve a Federação a apoiá-lo perante a UEFA, para que a sanção não fosse tão alta. A FIFA deu-te 6 jogos de suspensão; ele só apanha 4. É isto justiça, ó Zequinha? Ãh?

Penso, na minha modesta opinião, que tens que fazer qualquer coisa em nome da tua dignidade e da tua honra. E em nome do teu País: Então o gajo anda-me aqui a chular os portugueses, a fazer jogos miseráveis, a aldrabar tudo e todos e a insultar descaradamente a inteleigência de toda a gente e não lhe acontece nada; depois bate num gajo e ainda apanha menos jogos que tu, pá?

Por isso, acho que, como pessoa inteligente e civilizada que pareces ser, ninguém melhor para ostentar a bandeira da revolta de uma Nação, procurar o Sr. Scolari e pregares-lhe um par de socos na boca até lhe partires aqueles dentes todos. Também lhe podes afiambrar umas biqueiradas no escroto e arrochar-lhe uns carolos na careca, que será sempre pouco.

O homem tem que aprender que, no futebol português, ainda há gente capaz de fazer justiça. E não existe castigo mais compensativo que uma bela carga de porrada. No final, tu ficarias com os teus 6 jogos e ele apanha 4, um enxerto de criar bicho e ainda com a hipótese de ser despedido, se a Federação tiver tomates. Aí já ficamos todos mais satisfeitos…

Se precisares de ajuda podemos tentar falar com o Sá Pinto que tem um currículo de respeito nestes assuntos e pode dar umas dicas importante. Podemos também dar um toque ao pessoal da Bela Vista, que eles estão sempre prontos para ajudar a malta de Setubal. E se o Madaíl não meter o Scolari no olho da rua, eles também o incluem no pacote.

Pensa lá nisso que já é tempo de alguém ser homem e tratar destes assuntos como deve ser. Só podes ser tu, ó Zequinha. Tens um país inteiro a contar contigo. Aquele abraço.

17 Comments:

At 12:36 PM, Blogger Helena Henriques said...

Hummm, acho que o género do Zequinha não condiz com a sugestão, o Zequinha iria mais por ir ao arquivo sacar o processo e "dialogar com os julgadores". Sopapo não é com ele, não deixando por isso de ser revolucionário. Já agora, hoje apercebi-me de um detalhe extraordinário do processo zequinha - a FPF não o suspendeu porque não podia, uma vez que já estava castigado pela FIFA com 6 jogos. Mais ainda, esta recomendação é uma informação interna e como tal o Zequinha não podia ter conhecimento (se calhar não tem tv...). Foi isso que o Presidente da FPF quis dizer quando disse que a recomendação equivalia, mais ou menos, ao castigo da FIFA. Esclarecidos?
Eu suspeito que alguém deseja a mudança de métodos do Zequinha...

 
At 3:42 PM, Blogger Nuno Caetano said...

Ferenc,
Há quanto tempo andava à tua procura, meu húngaro com ar de personagem do Astérix!

Que saudades do "Meszaros, o Huno"!

Aparece outra vez no cromodoscromos.com e visita também o www.supersporting.pt.vu

 
At 3:50 PM, Blogger Diego Armés said...

Ui... até fiquei comovido, agora. Não por causa do Zequinha, evidentemente - aliás, Férenc, estou contigo na sugestão (mais: é a única coisa que não me enoja profundamente no Sá Pinto é o facto de ter partido a tromba ao Artur Jorge).

 
At 4:08 PM, Blogger Efe said...

Curti mais o soco ao Rui Águas...

 
At 4:52 PM, Blogger Helena Henriques said...

:D

Não sei porquê josé!

 
At 5:27 PM, Blogger Efe said...

Também gostei dum pontapé na cabeça que uma vez o Fernando Couto mandou num gajo do Boavista, suponho que o Turra. Foi lindo.

 
At 5:32 PM, Blogger Helena Henriques said...

:-|

Não me lembro. Foi isso ou o gajo era como o teu guarda-redes que se atira à bota?

 
At 5:45 PM, Blogger Diego Armés said...

Nunca vi uma tixa com tamanho orgulho no folcuporto... confesso que também me comove um pouco. Mas pronto, é próprio de um réptil...

 
At 11:54 PM, Blogger Red Glock said...

O que foi que o zéquinha já fez pelo futebol cá do burgo? Digam-me sff. E o Scolari? Muito feio a ingratidão! Tenham juízo, e deixem de ser hipócritas!
Queria ver se o LFS viesse de 3 vitórias, ao invés dos 3 empates, e tivesse a mesma havido "sururu" no jogo contra os sérvios, e ele tivesse tomado a mesma actitude... seria hoje um herói nacional, e defendido por todos!

 
At 12:20 AM, Blogger Unknown said...

Pelos lambões como tu, acredito que fosse defendido. Eu não alinho nessas culturas da ceguice, típicas dos benfiquistas.

 
At 9:40 AM, Blogger Efe said...

Qualquer Português que se preze tem algum orgulho pelo fócuporto, ora essa.

 
At 12:44 PM, Blogger Helena Henriques said...

O Zequinha é um miúdo que joga, se um dia será um grande jogador pois, não sei. Também não sou partidária da crucificação do Scolari, o que não significa ignorar uma situação que TEM de ser punida. Aliás, 4 jogos parece-me bem, eu nem recorria, mais, acho ridículo a federação apoiar o recurso - ainda por cima o seu inquérito ainda corre (suponho que lá para o Natal a FPF saiba o que realmente aconteceu no jogo Portugal-Sérvia), vai apoiar com que base? in dubio pro reo? Ou nas sondagens que indicam que a maioria dos tugas apoia o Scolari? Ah, parece que já vislumbramos os critérios disciplinares da FPF - a vontade dos tugas, a popularidade junto aos tugas, vai daí, o Zequinha só podia estar frito, e vai daí, eu acho a disciplina federativa uma palhaçada irresponsável.

:-) Aproveito ainda para manifestar concordância com o que disse o josé!

 
At 2:29 PM, Blogger Efe said...

Isso do Zequinha foi uma tremenda injustiça, ele ia mostrar o cartão vermelho a ele próprio, pá!:)

 
At 3:07 PM, Blogger Helena Henriques said...

Pois, por aí.

 
At 4:17 PM, Blogger Diego Armés said...

Mau, mau, mau...
Por partes: eu sou benfiquista - Jesus, como eu sou benfiquista!... - e nunca fui partidário do Scolari. Por outro lado, também não lhe tenho grande gratidão - estou em crer que é um ser abençoado, com uma vaquinha sempre atrás da baliza, que conseguiu um 4.º lugar num campeonato do mundo ficando 4 jogos sem marcar um golo, por exemplo... Podia ainda alegar que pegou numa selecção que era "só" a geração de ouro no seu ponto mais refinado, ou seja, provavelmente um dos melhores plantéis de selecção do mundo - Brasil, França e Itália talvez fossem os únicos melhores.
Agora, o que está aqui em causa não é ser-se pró-zequinha ou anti-scolari. É ser-se sério. Não podemos crcificar um para "dar o exemplo" e depois desculpar o outro - que tem muito maiores responsabilidades - porque nos dá jeito. Haja decoro.

Quanto a essa história do folcuporto... Mas por que é que eu haveria de orgulhar-me de algo que não me diz absolutamente nada? São apenas mais um adversário. Por mais forte que seja.

 
At 4:43 PM, Blogger Helena Henriques said...

Estamos pois de acordo. Não em relação ao desempenho do Scolari (no qual eu sou mais benevolente porque acho que geração de ouro... treta, essa era um bocadinho anterior e também não deu grandes resultados). Podemos ainda falar em grandes melões tipo Saltillo, Coreia-Japão, mas... não me apetece. O homem não será infalível, haverá mais brilhantes, mas não é mau nem inepto e acho feio afirmar semelhante coisa.

 
At 10:53 AM, Blogger Efe said...

É o que temos... e temos de nos amanhar.

 

Post a Comment

<< Home