Wednesday, June 20, 2007

Socorro! O Joe descobriu o Benfica

Há personagens que me aborrecem, são aquelas que não sabemos porquê, mas estão constantemente a entrar pela casa dentro, telefonam se não nos encontram, estão à janela quando saímos à pressa para o supermercado e... o Joe Berardo. O Joe Berardo não descansa enquanto não entra diariamente nas casas dos 10 milhões de compatriotas, fala-se de arte contemporânea e do sucesso de Serralves? Lá vai o Berardo com a sua colecção de arte (que nós lhe compramos); uma comenda? Já tem; há opa na PT? Lá vai o Berardo; estudam-se locais para aeroportos? Chega o Berardo. E o Berardo é honesto, não é especialista em nada, mete-se em tudo, não se metendo, porque o Berardo opina sem opinar, os outros é que são competentes e sabem, mas o Berardo entende que se pode fazer melhor. E depois trata-nos como se fôssemos da família, todos, nós, (you know?) o Rui Costa, o Figo, o jornalista que o entrevista e eu que não consegui fugir-lhe com o zap. Mais, mistura inglês com madeirense, calão nas duas línguas e o seu blazer preto, contemporâneo, cosmopolita, o pin charmoso e discreto "I love Benfica" - you know?

Na Madeira há duas pragas, o Alberto João e o Joe Berardo, sempre estive certa disso, mas o pior é que não vejo forma de me libertar destas espaçosas presenças. Um é eleito sucessivamente, vá-se lá saber porquê (nestas alturas acho o sistema democrático esquisito - ainda assim, concordo que o pior sistema se excluirmos todos os outros). Agora aconteceu o pior. Era o que eu temia, o Berardo descobriu a maneira de nunca deixar um cidadão em paz - o Benfica.

Começa por "opar" 60% das acções, e diz nada querer do clube até porque nada percebe de futebol (esta parte até deve ser verdade). O certo (e incomodativo) é que agora aparece um dia a dizer que o clube parece um Lar de Terceira Idade, isto afirmado logo depois de ter avisado que nada percebe de futebol e que o benfica tem, nessa área, gente da maior competência; no dia seguinte vai mais longe e diz que o Rui Costa devia reformar-se, depois pede desculpa "ao h'mem, se for preciso man, peço p'ssoalmente desculpa ao h'mem, qu'eu conheço o h'omem", para depois aumentar a percentagem "opada" e não deixar esmorecer o interesse. E mais, é que tratando-se do Benfica os temas não vão acabar nunca. Mas nunca.

Agora toda a imprensa vai trazer o Joe na capa, os telejornais mostram-no diariamente, não tarda será a personagem entrevistada pela Judite de Sousa e percorrerá todos os entrevistadeiros nacionais, enfim...

O pior é que não se adivinha fim para a novela, o Berardo já percebeu, esta é a fórmula, a lâmpada genial, sim o Benfica permitirá ao Joe nunca sair da ribalta, doa a quem doer, e a mim está a doer bastante - é que aturar o singelo nacional-benfiquismo é uma coisa (pode até ser divertido), levar com o Joe é outra!

9 Comments:

At 10:21 AM, Blogger Efe said...

Eu diria que o Berardo é como as moscas...

 
At 11:47 AM, Blogger Helena Henriques said...

E hoje inaugura o Museu ._.

Será que inclui títulos do Benfica? A época condiz :-)

 
At 2:16 PM, Blogger Efe said...

Calma, Helena, a colecção é contemporânea...

 
At 2:31 PM, Blogger Helena Henriques said...

:D

Ah! pois, então não dá...

 
At 2:52 PM, Anonymous Anonymous said...

Este convite aos Stones para a exposição não é inocente. Olha para o Jagger ao pé do Rui Costa e o Charlie Watts à baliza…

 
At 2:55 PM, Blogger Helena Henriques said...

:O era uma verdadeira equipa Vintage

 
At 5:31 PM, Blogger Helena Henriques said...

Estive a pensar Jo´se, também não é caso para ir para as janelas verdes :D

 
At 9:33 PM, Blogger Bulhão Pato said...

Muito bom, Helena.
Foi o texto que me divertiu mais nas últimas semanas. Saliento a passagem: "E o Berardo é honesto, não é especialista em nada, mete-se em tudo, não se metendo, porque o Berardo opina sem opinar, os outros é que são competentes e sabem, mas o Berardo entende que se pode fazer melhor."
Bravo!

 
At 9:27 AM, Blogger Helena Henriques said...

:) Obrigada Bulhão.... mas, não é?

 

Post a Comment

<< Home