Monday, April 16, 2007

A Matrafona


Em tempos de crise, acontecem uma série de coisas de que a sabedoria popular nos dá conta: os barcos afundam-se e os ratos são os primeiros a fugir, deixa de haver pão e toda a gente ralha e ninguém tem razão e depois as comadres zangam-se e as verdades sabem-se e mais não sei quê. Como os meus popularuchos leitores tão bem sabem, a minha sabedoria não é nada popular. É, isso sim, bastante erudita até e disponível apenas para uma pequena elite que teve a sorte e a bênção de ser educada por um siciliano típico, de manápula lesta e pesada e pica-rim na algibeira. Portanto, em caso de crise o que é que a minha sabedoria manda que eu faça? Encontrar um culpado. Um alvo a abater. Um pulha. No fundo, o Derlei.
À primeira vista, o que não falta no Benfica são candidatos "derlei". Desde o treinador ao lateral-direito, passando por aquele de quem se diz que é central e acabando no difícil de contextualizar quarteto de pontas-de-lança - o mais temível que o terceiro anel algum dia vislumbrou -, há ali uma verdadeira estirpe derleia. É muita derlice junta. Diria mesmo que, quando negociou com o Dínamo de Moscovo, Luís Filipe Vieira não foi buscar apenas um jogador mas antes toda uma filosofia de jogo, uma maneira de estar em campo e na vida.
Era precisamente sobre esta maneira de estar em campo e na vida que eu pretendia falar. Porque, por mais derlismo que se espalhe pelo balneário encarnado, analisando a coisa com frieza, conclui-se facilmente que Derlei só há mesmo um: é aquele lá ao fundo com um cabelo extremamente estranho. E, lá está, aquilo não é, infelizmente, uma cabeleira que Derlei use apenas quando entra em campo. Não. A coisa vai mais fundo: é mesmo o seu cabelo natural, a sua imagem de marca, o seu look ousado. Muito à frente. Aliás, no Carnaval de Torres Vedras, faria um tremendo sucesso. Esta história agora aqui do Carnaval de Torres Vedras caiu, aparentemente, de pára-quedas. Mas isto apenas para os mais distraídos, que não atentaram no título da prosa e que, assim sendo, não conseguiram prever que eu forçasse a conversa até ser obrigado a dizer a palavra: matrafona.
Pegando do excepcional início deste texto, temos que chamar "derlei" a uma pessoa já de si chamada "Derlei" é capaz de criar alguma confusão na cabeça do leitor. Por isso, e pelo seu peculiar e engraçado aspecto, e ainda pelos tiques no andamento e na maneira como baila e desfila atrás da linha de fundo antes de o engenheiro proceder à substituição - e mais: chegando ao ponto de homenagear uma tão bonita tradição quanto o é o Carnaval torrense -, decidi que o... "jogador" (ou lá como designa aquilo na gíria futebolística...) passe a ser tratado neste espaço como "a matrafona". E, sempre que a coisa correr mal, já sabem: a culpa é dos derleis, em geral, e da matrafona, em particular.

5 Comments:

At 8:39 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Grande texto Guitarrista.

Mas a verdade é que o Derlei não é só Derlei. É também um bocado Pringle (podem-se usar interjeições tipo ' Aquele pringle do Derlei!' quando as bolas lhe batem nos pés e ricochetam tipo pedras). E também um bocado Taument, pelo cabelo e pela cor parecida, mas também pelo seu estilo inconsequente e seu cruzamentos patéticos. E também tem um bocadinho de Paulo Almeida. Pela velocidade. O giro disto tudo é que se podem-se construir expresões fortemente caracterizadoras como 'Um Derlei entaumentado, mesmo que um pouco pringle, vai pauloalmeidando atrás da bola', que significa que o Derlei, no seu estilo inconsequente e sem ser capaz de dar um chuto numa bola, vai a correr devagarinho atrás dela. O exemplo e os adjectivos também podem ser aplicados a quase todos os jogadores do plantel.

 
At 11:54 AM, Blogger Helena Henriques said...

Olha, com as vossas mulheres desleixadas no vestir, ou mesmo com as vossas bonecas de trapos, posso eu bem :D

 
At 8:47 PM, Blogger Sir said...

Very Gnaisse! :D

O Derlei é um pulha.

 
At 6:02 PM, Blogger Bulhão Pato said...

Muito bom.
Desafio aceite com entusiasmo: daqui para a frente, nada de Derlei. Matrafona será!

 
At 8:10 PM, Blogger Pedro Neto said...

Muito bom texto, Guitarrista.
Mas isto também é genial: "'Um Derlei entaumentado, mesmo que um pouco pringle, vai pauloalmeidando atrás da bola'"

 

Post a Comment

<< Home