Friday, March 30, 2007

Benfica x Porto ao cronómetro

Os primeiros 15 minutos:

Estádio cheio e ruidoso. Optimismo vermelho e ansiedade azul. A águia dá duas voltas ao campo até que alguém dos Superdragões larga meia dúzia de pombas e a Vitória, iludida, parte em busca de caça fresca e não regressa ao estádio.
As equipas com algumas surpresas: Moretto, David Luis e Derlei (a substituir Simão lesionado no treino da manhã por um colega expressamente comprado para o efeito). No Porto, Vitor Baía e Alan (este a substituir Quaresma, embora o treinador tenha ponderado jogar com 10).

O jogo começa. Nervoso e correcto. Aproximações à baliza mas sem finalizações dignas desse nome.

Dos 15 aos 30 minutos

Ninguém parece saber muito bem o que fazer com a bola, do lado azul e branco, Raul Meireles visivelmente enervado tenta remates de longe, de um destes remates resulta o silenciamento dum benfiquista que gritava impropérios na bancada (os portistas que não se riam, o Petit pode perfeitamente silenciar qualquer dragão). A Amélinha também se enerva, prova disso são as ponderações em campo, olha insistentemente para o penteado do V.B., sempre daria mais jeito para jogar a bola.

Dos 30 aos 45 minutos

Surge o primeiro amarelo a Nuno Gomes, por falta de jeito, perdendo o golo na cara de V.B. que nada podia fazer a não ser indignar-se. Por esta altura o Benfica pressiona e numa estratégia mágica, Jesualdo substitui Alan por Jorginho, numa clara intenção de desgastá-los. Katsouranis remata ao poste como é seu hábito

2ª Parte

Primeiros 15 minutos

As equipas medem-se novamente, Postiga conclui que o Karagounis ganhou algum peso desde a primeira volta. Enquanto isto, Lucho já sem pernas perde a bola no meio campo portista, Jorginho que corria em seu auxílio é rasteirado por Katsouranis, cai e faz tropeçar Petit. Reclama-se pontapé livre que o árbitro concede.

Dos 15 aos 30 minutos

Momento em que Petit é chamado para converter o seu quarto livre a 25 metros da baliza. Os adeptos do Porto atiram óculos de diferentes graduações ao V.B. para facilitar a defesa. Devido as imperfeições do terreno a bola sai muito alta acertando na Vitória que entretanto voltava, de barriga cheia. Sai em maca, com colete cervical.
Por esta altura, o Porto faz entrar Anderson que vai logo cumprimentar o Katsouranis. Momento comovido no estádio, todos a puxar o lenço para sossegar a lágrima. Por esta altura, Paulinho Santos invade o campo a perguntar pelo João Pinto e tudo volta ao normal.


Dos 30 aos 45 minutos

O nulo mantem-se e os adeptos estão inquietos (a claque dos Superdragões está perturbada, ninguém sabe como acordar o Macaco). Eis que Simão cruza para a área portista e a Amélinha, distraída a mirar o cabelo do Baía, em claro fora de jogo, sofre um encontrão do Bruno Alves e cabeceia para golo! O estádio delira.
Desorientado, o Porto parte em busca do prejuízo. O nervosismo instala-se mas, em lançamento lateral junto à grande área benfiquista David Luís faz cair Lucho, Pedro Proença assinala grande penalidade. As bancadas agitam-se, o cronómetro marca 88' e Adriano vence Moretto, encandeado pela lanterna do Macaco. Os benfiquistas protestam. O árbitro concede 1'.30 de descontos, que também não lhe pagam para ter mais chatices. Os adeptos começam a desmobilizar, o campeonato poderá estar cada vez mais emocionante mas os jogos...
HH & Vinhas

28 Comments:

At 11:08 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 
At 11:09 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Vê-se que o post tem dedo do Vinhas...

Da minha parte, vou torcer para que percam os dois. Sempre é mais provável do que o Proença marcar um penalti contra o Benfica. Vê-se que é gente de outro nível cultural, senão tinham lido o homem a confessar ao 'Correio da Manhã' que só se fez sócio do Benfica para ir à ginástica porque tinha problemas nas costas. É como o outro que se fez sócio de todos os clubes para ir prás piscinas. Gente séria...

 
At 12:24 PM, Blogger Diego Armés said...

Aquilo ontem foi uma grande vigarice! Então o Proença manda o Andersson deslargar o Pepe... isso faz-se?

 
At 3:24 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Como diziam os comentadores da SporTv: O Anderson desconcentrou-se porque o Proença interrompeu o jogo. Ou seja, mais uma vez o Benfica foi roubado. Um xcândal...

 
At 10:56 AM, Blogger Helena Henriques said...

:D
O texto tem alma do Vinhas. Mas a parte mais surreal, é mesmo um penalti contra o Benfica.
Meszaros, então ontem uma vitória com tranquilidade (estávamos a ver que não) contra o Beira Mar, essa potência do futebol nacional.

 
At 11:32 AM, Blogger Férenc Meszaros said...

Pelo menos não é o Estrela da Amadora. Nem o Atlético. Safa!

 
At 12:58 PM, Blogger Helena Henriques said...

:D
Sempre de resposta pronta, touché.

 
At 1:06 PM, Blogger Diego Armés said...

Eich... o fpm já sabe assinar...

 
At 5:24 PM, Blogger Helena Henriques said...

Os comentadores da Sport tv disseram isso? E o que disseram do amarelo ao Bruno Alves?

 
At 6:13 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Que era justo, claro. A mim nem falta me pareceu... Mas da falta do Simão, logo a seguir, disseram que 'talvez fosse merecedora de amarelo'. O lema da SporTv devia ser: 'Imparcialidade acima de tudo, mesmo que me custe muito ver o meu Benfica ser sempre roubado por aquela corja imunda de ladrões'

 
At 6:24 PM, Blogger Helena Henriques said...

:D
Se fosse só da SporTv, também me esqueci de ver os comentários do rei Coroado, que tal?

 
At 7:03 PM, Blogger Diego Armés said...

Espera, o katsouranis no dragão devia ter sido expulso, excomungado, posto fora de casa, traído pela mulher e o coração deveria ter-lhe sido arrancado pelas costas e com uma colher de pau, mas o Bruno Alves, "nem fez falta" com aquela tesourada por trás?

Humm... parece-me que a SportTV precisa da vossa imparcialidade urgentemente.

 
At 7:09 PM, Blogger Helena Henriques said...

Mau, é preciso repetir que o Katsouranis no Dragão devia ter visto um amarelo, apenas um amarelo. Que coisa, estes benfiquistas precisam que se repita sempre tudo!

 
At 7:15 PM, Blogger Diego Armés said...

Sendo assim, o amarelo ao bruno alves... que problema tem? Não percebi.

 
At 7:17 PM, Blogger Helena Henriques said...

Talvez, não ser falta? Bardo, começas a enervar-me.

 
At 8:37 PM, Blogger Diego Armés said...

Mas... como não ser falta?!...

A sério. Olhem, peço desculpa pela interrupação da vossa conversa. Não reparei que o blogue era da ACAPO. Eu saio já, não precisam de se levantar para me mostrar o caminho... Não vão vocês tropeçar...

 
At 10:19 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Acho que o Katsouranis tambem devia ter sido açoitado, submerso em vinha d'alhos e passar uma temporada na assistencia do 'Fiel ou infiel'. E ate era pouco para um grego e ainda mais do Benfica. Agora falta, falta, so' mesmo de ossos fortes por parte do tenrinho do Anderson. O que esta gente toda precisava era de jogar 'a bola contra gajos a serio como o Duilio, o Lula, o Tanta, a Dina...

 
At 11:44 AM, Blogger Helena Henriques said...

Ah, bem me parecia que tinha havido lapso. Pronto, pronto, eu admito que o Bruno Alves foi à bola de forma que seria inevitável atingir o jogador, será então para amarelo pela perigosidade. Agora explique-me o senhor Bardo vidente (ou será bidente, já que é benfiquista) por que razão, logo a seguir, o Simão que vai ao pé de apoio do Adriano, com a bola já adiantada, não vê nada, aliás com um bocadinho mais de sorte, teria sido o Adriano a ver o amarelo por cair desamparado. Isto aos dez minutos, é bem.

 
At 1:15 PM, Blogger Diego Armés said...

:)

O fpm, depois de bater no fundo, faz po escavar... Não sejas ridículo.

Eu sobre a do Simão não tinha dito nada ainda, que eu saiba. É falta, sim, e devia ter sido amarelo. So what?

Agora, é um bocado tíxico o Jesualdo e a maioria dos adeptos andarem para aí a chorar-se que a culpa foi do Proença porque o Bruno Alves levou amarelo aos 2 minutos... No próximo jogo entram com o equipamento do costume ou levam riscas horizontais verdes?

 
At 1:21 PM, Blogger Helena Henriques said...

Mau! E eu por acaso chorei? Admito que estavas caladinho em relação ao Simão, esperto, se ninguém falou para que havias de referir tu. Agora isso condiciona os jogadores, sim, faz perder o jogo? não, de qualquer forma, para o benfica ganhar era preciso, pelo menos, mais um autogolo. :D

 
At 2:04 PM, Blogger Diego Armés said...

Ai, que espirituosa... Vê lá, não digas isso muito alto que ainda lincham o homem. By the way, não o vi festejar à comandante. Passa-se alguma coisa?

 
At 3:15 PM, Blogger Diego Armés said...

O "mau futebol do Benfica" encostou o folcuporto às cordas durantes mais de meio jogo. Aliás, os tripeiros só tiveram bola na primeira parte porque jogámos com três a menos - Anderson, Miccoli e Katsouranis. Quando ficámos com 9 em campo, após a entrada do Rui Costa, levaram um banho de bola.

O "mau futebol do Benfica" fez do Pepe o melhor em campo e do Helton o salvador da tripeirada do morteiro - e não sou eu que o digo, é toda a "imprensa especializada" (que vale o que vale, mas se o fpm tem direito à palavra, então o Record também pode ter).

A quebra do Porto é a do costume: são pouco mais do que meia-dúzia de jogadores a fazer o trabalho que deveria ser feito por toda uma equipa. A realidade é esta: o Porto tem, neste momento, uma equipa pouco acima do medíocre - ah, claro, mas agora vem aí o "ai meu deus, é o novo Pelé" Anderson, com seus osso de porcelana, elevar o nível de toda a equipa...

Depois de dois jogos entre Benfica e Porto, esta época, continuo a não perceber como é que só conseguimos um ponto. Talvez o segredo esteja nas primeiras partes do Benfica, que entra em campo a pensar que vai jogar com o "grande" porto e só ao intervalo é que percebe que este porto é uma espécie de sportém, só que veste de azul.

 
At 3:52 PM, Blogger Helena Henriques said...

Ou talvez, por azar, nesses jogos o benfica tenha precisado de jogadores que só podem jogar meios tempos, e o Fernando Santos tenha tido a inteligência de meter o maestro na segunda parte, quando os recursos físicos do Porto já estão esgotados (sendo que no banco nada há para remediar a tragédia). Sempre reconhecerás que o teu glorioso tem tido sorte a nível da lesão - e não me venham com o Rui Costa, é evidente que ele é jogador para meias épocas e meios jogos (e isso não lhe tira o mérito, curiosamente). Por outro lado teve mais duas sortes: João Coimbra e David Luiz.
Agora, acho que o Porto deve apurar qual o problema com o Lucho, de facto; é preciso saber o que se passa com a preparação física dos jogadores, não é muito aceitável que façam 2ªs partes como se estivessem reformados. Tirando isso, temos azares época infeliz do Ibson, Anderson de perna partida, Pedro Emanuel enfim, e agora Lizandro, Raul Meireles e Paulo Assunção. Há aqui algum azar - pouca precaução, sem dúvida, não se percebe para quê serve agora o tal Renteria, o que faz o Alan ainda no fcp, por aí. Quanto à lógica da peladinha, em que um jogador faz a equipa, isso para mim é treta; mais, não acredito sequer que o rapazinho não leve o seu tempo a recuperar a forma.
O Jesualdo terá a sua dor de cabeça amanhã para criar uma equipa para o Setúbal com os remendos possíveis no meio-campo. O responsável por isto não é só o azar e espero que não morra solteiro.
É verdade que azares acontecem, ninguém imaginava que o Hilário ia jogar no Chelsea esta época, mas mesmo assim.

 
At 4:12 PM, Blogger Diego Armés said...

Ó fpm, experimenta argumentar na próxima tentativa de comunicação.

Helena, a atitude do Benfica em ambos os jogos foi completamente diferente da primeira para a segunda parte. E se neste jogo o Rui Costa fez a diferença, no primeiro a explicação já não pode ser a mesma. Por que é que o Benfica, que tão bem tem dominado jogos atrás de jogos, contra o Porto dá a posse de bola desde o primeiro minuto? Não se percebe. Nem faz sentido.

Já agora, com os vossos azares posso eu bem...

 
At 4:21 PM, Blogger Helena Henriques said...

Como diz? Quais jogos atrás de jogos dominados? Com o PSG? Quanto à abordagem dos dois clássicos até tens razão.

 
At 4:40 PM, Blogger Diego Armés said...

Palhaço.

 
At 5:13 PM, Blogger Diego Armés said...

Pareces um pónei.

 
At 5:27 PM, Blogger Diego Armés said...

Pareces dois póneis.

 

Post a Comment

<< Home