Monday, February 05, 2007

A Magia (Negra) do Futebol

Que o futebol tem lógicas que a lógica desconhece toda a gente sabe! Que os clubes, por melhor que sejam, tem as seus dias maus e resultados impensáveis não é nada de novo.
Mas numa mesma jornada acontecerem factos tão estranhos é que me parece demasiado.
O Benfica realizou o seu melhor jogo para o campeonato contra uma equipe que foi lá para não perder!
Atacou certo e bem, fez tudo para ganhar, mas a “macumba” da baliza não permitiu que a bola entrasse. O que chateia nestes jogos (apesar de ser o Benfica) é que a equipa que se mexe para o espectáculo, que arrisca e merece, no final nada consegue e os outros que apenas defendem, destroem e aguardam os acontecimentos ganham um ponto.
É futebol…será? Um dia de azar todos tem, mas quatro bolas aos ferros já está noutro nível.
O Sporting deve estar até agora preocupado com o feito conseguido! Tanto benefício da arbitragem já dá direito a envolvimento a “apitos de outras cores que se seguirão”! Cansados de reclamar que são prejudicados, a esta hora devem estar todos caladinhos… a pensar se este bónus não lhes sairá caro no final.
Bom, e aqui temos o oposto. Uma equipe que durante 75 minutos não fez nada para merecer um golito, desata a fazê-los porque a outra equipe percebeu que não poderia ganhar. Mais do que o golo “às cavalitas”, foi o penalti que derrotou o Nacional. Aquela consciência interior de clube pequeno veio ao de cima e perceberam que a lógica de benefício aos grandes, mais cedo ou mais tarde, impor-se-ia. E foi assim que o lagarto se fez leão! Ganharam pelo resultado que foi por desistência do adversário. O mérito da vitória é relativo. Com os espaços que o Nacional deu, a partir do seu abandono do jogo, até o Sporting construiria aquele resultado.
É futebol…será? Um dia de sorte fantástica todos teremos, mas jogar contra uma equipe que sai do jogo antes dele acabar não será também de outro nível?
O Porto vai penando com uma crise de identidade estranha. Não sei se lhes colou na pele o ambiente geral do Porto que é de depressão especialmente promovida pela corporação familiar que administra a Câmara, se é o facto de ter passado uma volta sem adversários e sentir que a Liga já não vale a pena, se o apito por ser dourado e durar a eternidade necessária, impondo as arbitragens um rigor mais evidente a qualquer lance que pareça beneficiar o Porto (preferindo não marcar penaltis a ser indiciados, o que eu até acho bem). O que sei é que nem futebol nem resultados!
Não jogam mal, mas não jogam bem. É um assim-assim de futebol. Sem paixão ou motivação. Com um sentido funcional de que tem de estar ali 90 minutos e depois ir embora nos seus carros de luxo.
Esta crise é tanto mais estranha porque vem numa altura em que o Porto até tinha atingido um patamar de qualidade muito interessante e que, sem água vai, esvanece-se nas férias de Natal, Ano Novo e Reis.
É futebol…será? Uma crise todos teremos algum dia. Mas faz sentido deprimir suicidariamente quando temos tudo para alcançar os nossos objectivos?
Afinal, a que nível é a crise?
Vinhas

15 Comments:

At 3:10 PM, Blogger Helena Henriques said...

Caríssimos, esta prosa do Vinhas impõe-se uma vez que, reconheço, eu não teria redigido melhor! ;)

 
At 2:33 AM, Blogger Férenc Meszaros said...

Ora uma boa cronica do Vinhas! E com esta lampionizaçao descarada, cheira-me a 'contribuitor' novo no Dianabol...

 
At 10:09 AM, Blogger Helena Henriques said...

És mesmo venenoso Meszaros. Um efeito da Gueixa-Vestal?

 
At 12:24 PM, Anonymous Anonymous said...

A caravana vai passando...

 
At 2:13 PM, Blogger Helena Henriques said...

Quais caravana anónimo? Se é a dos lagartos lembro-te que a carruagem costuma ter furos no final dos percursos. Também gosto da tua insinuação subtil (ou nem por isso) colocando-nos como cães do sistema. Aprecio ainda a tua marca de anónimo - não podes dar uma identidade mais... identificadora? Serás tímido?

:D

 
At 2:56 PM, Anonymous Anonymous said...

Se me identificasse ficava a menina na mesma, deixe lá. E não, não quis chamar cão a ninguém, apenas quis dizer que só no fim da época se poderãp mandar, ou não foguetes. Mas têm, para já, V.Exas., que engolir vários posts...

 
At 4:21 PM, Blogger Helena Henriques said...

Fará então vosselência a fineza de se identificar, que o Bardo foi comprar cigarros mas volta logo, e não quero que me venha dizer que descurei as regras do estaminé. E quem terá de engolir posts, veremos como diz e muito bem, no fim da época.

Mas, já agora deixo uma mensagem ao Bulhão, não vou ser mais papista que o Papa, podes chamar Merdinhas ao... Merdinhas que eu nem vou reparar. :D

 
At 4:42 PM, Anonymous Anonymous said...

Eu sei, eu sei. Voces estão chateados porque o Caneira também não apanhou dois jogos! Uma discriminação...Estão sempre a por o SCP à margem.

 
At 5:02 PM, Blogger Helena Henriques said...

:D

Pois, não é justo!

 
At 4:45 PM, Blogger Sir said...

Chateado porque o Caneira não apanhou dois jogos? Credo, depois de ver o jogo da seleção na quarta-feira, desejo que o rapaz jogue sempre, já é castigo suficiente para o Sporting.

Quanto à crise, é psicológica. Da mesma ordem das perturbações que levaram a imprensa a aclamar-vos campeões praí à 5ª jornada.

 
At 9:28 AM, Blogger Helena Henriques said...

Sir, o Vinhas referia-se aos adeptos verdinhos...

 
At 10:16 AM, Anonymous Anonymous said...

Ah ganda benfica! AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!!!!!!

 
At 3:01 PM, Anonymous Anonymous said...

Saudações sportinguistas, doa a quem doer.

 
At 3:14 PM, Blogger Helena Henriques said...

Ok, fiquem lá com a fruteira, mas peçam ao Bueno para se deixar de golos faltosos. É que não fica nada bem.

 
At 6:55 PM, Blogger Diego Armés said...

Chega uma pessoa do estrangeiro e depara-se com isto: a lagartagem emproada. Este petisco promete. :)

 

Post a Comment

<< Home