Wednesday, October 25, 2006

Harmonia no futebol?! Que lindo...

Apesar das trocas de bocas entre as ex-comadres, ando com a impressão que, ultimamente, o futebol é um lugar pacífico. Ora, isso não está certo. E fico mais aflito ao pensar que posso ter algumas culpas no cartório - afinal, uma pessoa silenciosa e sossegada é, por norma, uma pessoa pacífica. Acabou-se o silêncio, aqui fica o meu contributo para a normalização da actividade futebolística nacional - inclua-se neste projecto da "normalização" o regresso da Naval ao 13.º lugar e do Boavista aos 14 cartões amarelos por jogo, agora que retornou à velha casa esse prodígio da estratégia, esse erudito do belo-desporto, Jaime "Terror" Pacheco. [N.A. Aproveito para saudar o correctíssimo posicionamento do Estrela da Amadora, logo desde a primeira jornada. A contratação do Daúto devolveu à tabela classificativa a sua configuração natural - se bem que, por motivos extra-futebol, o Estrela esteja impossibilitado este ano de conquistar o seu habitual 18.º lugar.]

Para começar: pouco me surpreendeu que, depois da xistrada de domingo à tarde, o nome eleito para conduzir o clássico do próximo sábado fosse o do nosso velho Lucílio Baptista. E, quando digo "conduzir", é mesmo porque "conduzir" é o termo correcto - peca eventualmente por ser escasso: acrescente-se-lhe talvez um "moldar" ou um mais profundo "construir". Temos, portanto, que o encontro será conduzido, moldado e construído pelo Lucílio. Aí está, tudo a voltar ao normal. Fica o aviso: bola benfiquista só dá golo se tocar na rede, antes disso é como se fosse linha; offside portista só dá apitadela se o jogador estiver no mesmo local há mais de 5 minutos; Pepe não tem braços, aquelas extremidades são apenas apêndices aos seus evoluídos dorsais; Quim pode usar as mãos, sim, mas uma de cada vez - o uso simultâneo dos punhos resultará na marcação de uma grande penalidade (ou mais, se for reincidente). Eu ia a dizer que me custa entender como é que um árbitro com o currículo sujo do Lucílio é nomeado para um jogo destes*, numa altura em que as suspeitas são mais que muitas e a agitação é praticamente catatónica. Porém, segurei os dedos a tempo e reformulei: compreendo perfeitamente esta nomeação. Há anos que a casa gasta do mesmo. E só não continuo com o chourinho porque não quero que me confundam com um tixa qualquer. Mas, como diria Octávio "Tragédia" Machado, vocês sabem do que eu estou a falar.

[ * "um jogo destes" (análise):
-Num campeonato que começou manco e aos repelões, com o Benfica com uma semana de atraso e uma interrupção da prova entre a 2.ª e a 3.ª jornada, prefiro fazer as contas não aos pontos que se ganharam mas antes ao sítio onde se perderam os pontos. Nesta perspectiva, o FC Porto é a equipa em vantagem - perdeu os pontos no sítio certo, nos confrontos directos e como visitante: 3 em Braga, 2 em Alvalade. Já o Benfica fez, como é seu uso, disparate. Perdeu 3 no Bessa - de forma humilhante e ante o mais fraco Boavista dos últimos 10 anos - e outros 2 em Paços de Ferreira num daqueles jogos típicos em que se passa da possibilidade de goleada a um deslize que pode custar um campeonato. Ou seja: o FC Porto ainda não gastou o seu plafond de escorregadelas com equipas pequenas, ao passo que o Benfica já lhe deu bom uso. Isto significa que se o Benfica não ganhar no Dragão, complica bastante as suas contas. Esta situação agrava-se ainda com outro detalhe: pelo que observei, este é um campeonato mais curto e menos competitivo lá na frente. As equipas pequenas parecem-me de novo pequenas, quando comparadas com as grandes - ao contrário do que se vinha passando nas últimas épocas, em que as diferenças se notavam cada vez menos. Logo, os confrontos directos - ainda mais num campeonato a 30 jornadas em vez de 34 - podem decidir o campeão.
-No banco de suplentes estarão dois treinadores que deixam dúvidas e inquietações: um que toda a gente admira mas que nunca ganhou nada; outro que já ganhou umas medalhas, mas que nunca ninguém respeitou. Olhando para a coisa e para a postura de um e de outro, dá-me vontade de dizer que aquele que os tiver no sítio se vai chegar à frente e desempatar a contenda. Espero que nenhum dos dois me desiluda - o Jesualdo, como se sabe, não os tem (pelo menos, no sítio); e o engenheiro, que de burrice e azelhice é farto, tem ar de quem pode ter nessa outra eventual fartura a sua rara qualidade. Um passo à frente, ó faxavor.
-A frente de ataque do Benfica tem sido frequente e ostensivamente atacada - pela comunicação social que, de 0 a 10, dá 4 à Amelinha se ele fizer um hat-trick; pela arbitragem, que construtivamente excluiu do clássico um jogador em grande forma; e pelo Petit que, com a sua ignorância acerca disso do "lance de ataque", se recusa simplesmente a "endossar o esférico" (que é como se diz no futebol) aos seus avançados. Acresce que me arrepia imaginar a possibilidade de ter uma dupla de avançados formada por Kikin e Amelinha no próximo sábado. Sugiro ao engenheiro que dê mais uma oportunidade a Karyaka: triângulo central com Petit, Katsouranis e o russo; a esquerda para Simão; Nuno Assis (doravante designado por "A Cuca") a vagabundar entre o centro do meio-campo atacante e a extrema-direita (salvo seja...), com Nelson (ou Alcides) a subir pelo flanco. A Amelinha fica lá à frente na sua habitual solidão e pode ser que faça o que o ano passado soube fazer. É só uma dica, engenheiro, só uma dica.]

31 Comments:

At 3:39 PM, Blogger Helena Henriques said...

Não percebi muito bem essa das ex-comadres mas, adiante... vejo que tens um catálogo razoável de desculpas para eventual desaire. Há que reconhecer que demonstras elevado sentido da realidade, por outras palavras pés bem assentes na terra. Só pela miúfa ao folcuporto já mereces 14. Até te dava mais um suplemento para dares ao Xistra que simpaticamente te deu a desculpa principal.

 
At 3:55 PM, Anonymous Anonymous said...

Mas a Henriques agora é o Prof. Martelo!
ao que me parece ambos os treinadores vão jogar com dois trincos...e quem marcar um golo tem dois jogadores expulsos!

 
At 4:02 PM, Blogger Diego Armés said...

Ó, caríssima, mas que outras ex-comadres lavam roupa suja nos noticiários da TV, coisas lá dos tempos das casas do Luxemburgo, etc.?... Eu só sei de duas.

Além do mais, suspeito que não tenhas lido bem nas entrelinhas: que eu digo que o Jesualdo não os tem e que o engenheiro tem que tê-los, estou a pôr SLB na posição de favorito. Mesmo apesar da xistreza que foi esta última jornada...

 
At 4:10 PM, Blogger Helena Henriques said...

Vai para mais duas a seguir o exemplo. Ora vamos lá à resposta. Estás a por o Glorioso na condição de possível favorito e eventual prejudicado. Até pareces do sportém. Quanto ao Jesualdo, creio que o problema foi ter começado em clubes com equipas maravilha. A história teria sido outra se se tivesse iniciado num clube de menor projecção para o abismo.

O Sôr Vinhas se volta a comparar-me com uma criatura dessas está despedido!

 
At 6:40 PM, Blogger Bulhão Pato said...

Eh pá. Que choradeira com o Xistra! Nas palavras do José António Lima, não vi nada. E mesmo que tivesse visto, não era nada na mesma!
Encomenda, encomenda! Vocês têm cada uma. Quem ler as carpideiras da praxe fica com a impressão de que o Miccoli era a gazua para abrir o ferrolho, o Houdini para escapar do alçapão, o ingrediente secreto da caldeirada, o... ahem... ajudem-me!... o treze no totobola. Argh!
Sobre o jogo, abstenho-me. Tenho um ódio muito grande pelo Benfica, como tu sabes, mas o ar eufórico do Jesualdo, depois de empatar em Alvalade, como se fosse obra de engenharia, meteu-me algum asco.

... a rolha no garrafão… a parede-mestra da habitação… a coluna do vertebrado… Socorroooooo!

 
At 6:47 PM, Blogger Bulhão Pato said...

…err… o ás de trunfo do baralho… o núcleo da célula… a linha do bingo…

 
At 7:00 PM, Blogger Diego Armés said...

O Bulhão abusou no Duracell...

A minha choradeira não é com o Xistra, quero que o Xistra se xistre. A minha ralação é com o Lucílio...

 
At 7:02 PM, Blogger Bulhão Pato said...

… o anabolizante no meu esteróide… o Olavo Bilac nos meus Pólo Norte… a laca no cabelo do Veiga… o revisor de contas na SAD do Porto…

 
At 7:10 PM, Blogger Diego Armés said...

... o Argel na Torre das Antas?

 
At 9:55 PM, Blogger Bulhão Pato said...

Eu não faria melhor, Guitarrista

 
At 11:14 AM, Blogger Helena Henriques said...

Bulhão, Bulhão, já lá vai quase uma semana. O teu dilema tem solução fácil: o empate - não era preciso tanta coisa!
Suponho que a nervoseira tenha relação com o esperado reencontro com o Jardel. Estou-te a ver em Aveiro com o o lençol a dizer: Jardel, o Sportém não te esquece!

 
At 12:33 PM, Blogger Bulhão Pato said...

Por acaso, é verdade. Tenho um carinho muito grande pelo Jardel. Nem gostava de lhe passar por cima com um rolo compressor, nem nada!

 
At 1:53 PM, Blogger Diego Armés said...

Ingrato. Esse cabeçudo já vos foi bem útil. Pode ter sido apenas uma tabela móvel com uma sorte muito apurada. Mas, ainda assim, há que reconhecer-lhe o mérito de marcar sempre golos estando parado e quieto.

 
At 3:20 PM, Anonymous Anonymous said...

Afinal quem é o Guarda Abel???

 
At 3:47 PM, Blogger Diego Armés said...

A Helena explica melhor que eu, com certeza. Aquilo eles são todos amiguinhos...

 
At 4:00 PM, Blogger Helena Henriques said...

Conceição, é um ex-oficial da PSP (ex porque reformado, creio eu) muito amigo da Carolina Salgado. Não confundir com o principal comentador do blog "Pobo do Norte: o Pobo mais Forte", mas esse é Guardabel.

 
At 4:21 PM, Blogger Diego Armés said...

"Amigo". A Carolina Salgado tem muitos "amigos".

Mas ó Helena, não te estará a escapar nada do currículo desse agente da autoridade?

 
At 4:30 PM, Blogger Helena Henriques said...

Pelo menos já foram ver a bola de braço dado... Currículo de agente ou de ex-agente? De agente escapa-me tudo. De ex-agente há uma história qualquer (tipo faca e alguidar) de que não me lembro, mas estou certa me vais ajudar a refrescar a memória.

 
At 5:19 PM, Anonymous Anonymous said...

Este futibool está cheio de “agentes” caricatos/as, enfim!

Quanto a futebol, espero no próximo sábado ser poupada ao espalhafato, venha ele donde vier. Que seja um bom jogo e que o meu Benfica ganhe.
Bom Fim-de-Semana a todos.

 
At 5:20 PM, Anonymous Anonymous said...

Obrigada pelo esclarecimento:-)

 
At 5:41 PM, Blogger Helena Henriques said...

Ora essa, de qualquer forma se vais ao Dragão, o melhor é evitar SuperDragões e Guardas Abeis - são, espaçosos (é o mínimo que se pode dizer). Bom fim de semana (apesar de eu esperar que não seja o teu benfica a ganhar).

 
At 6:07 PM, Blogger Diego Armés said...

"B"enfica, Helena. "B"enfica. Com caixa alta.

Não sei porquê, cada vez simpatizo mais com a Conceição...

 
At 12:42 PM, Blogger Bulhão Pato said...

Não quero perder a oportunidade de desejar um «clássico» cheio de casos, com porrada de meia-noite, arbitragem «infeliz» de Lucílio Baptista e «pinceladas de génio» de Simão Sabrosa.
Prognóstico: FCP-1 SLb-0 (Golo de Bruno Alves, na sequência de livre mal assinalado).

 
At 5:28 PM, Blogger Ponto Verde said...

A Escola da Corrupção de Luís Filipe Vieira e o triste fim de Vale e Azevedo em www.a-sul.blogspot.com

 
At 12:48 PM, Blogger Diego Armés said...

Que aqui venham maldizer e assim, ainda vá. Agora fazer publicidade é que não... Ponto Verde, a tua dívida a este órgão de informação vai em 20 euros.

 
At 4:56 PM, Blogger Helena Henriques said...

Nada de especial Bulhão. Só uma perna partida e o dedo médio do senhor da laca. Peanuts!
Bardo, esses preços de publicidade são para rever não?

 
At 5:44 PM, Blogger Diego Armés said...

Como ele é da reciclagem, a gente faz desconto.
E sobre a perna partida, não temos a culpa que o rapaz seja frágil.

 
At 6:09 PM, Blogger Helena Henriques said...

Ah, nem estás a ser original, o empregado do café já me disse o mesmo.

 
At 6:55 PM, Blogger Diego Armés said...

Falas com o empregado do café sobre os ecopontos?

O_o

 
At 11:18 AM, Blogger Helena Henriques said...

>:(
Referia-me à perna partida.

 
At 12:37 PM, Anonymous Anonymous said...

A propósito de perna partida… espero que o sportém esteja logicamente tranquilo!

 

Post a Comment

<< Home