Wednesday, October 18, 2006

Estar de azul e branco

O desafio é falar do Futebol Clube do Porto. A altura podia ser melhor, podia sim senhor. Mas a vida é assim. Desafiam-me numa altura em que a equipa vive uma crise - defesa fragilizada, ataque inócuo, meio campo confuso - temos o Anderson e o Raul Meireles, é verdade. O Anderson não pode levar a equipa às costas e o Meireles sozinho... Hoje joga-se contra o Hamburgo e é preciso ganhar. É possível ganhar, mas a fé está abalada, há que reconhece-lo. Ainda temos a cereja no topo deste bolo, Domingo defrontamos o sportém em Alvalade. O balneário apresenta sinais de indisciplina com o castigo do Bosingwa, e há o Quaresma. O Ricardo pode ser Quaresma, mas nós adeptos, é que calcorreamos a via dolorosa. São os períodos de formação do Ricardo, não defende, amua constantemente, comete faltas idiotas e... aqueles cruzamentos que podiam ser remates e os remates que deviam ter sido cruzamentos, tudo isto resulta em pontapé de baliza e no Ricardo com aquela expressão de... sofre-se muito (haja paciência!). Mas temos equipa, eu sei que temos!
Bem sei que iria desiludir os leitores destas paragens sulistas (não elitistas, suponho, ou eu não teria aqui lugar) se não falasse do duvidoso penalty contra o Marítimo, e não vou falar, o que querem mesmo é chegar ao assunto tão desejado: o Apito Dourado, tomemos o atalho. É coisa séria, suspeitas de corrupção desportiva, resultados falseados, enfim, um maná para adeptos dos clubes mais a sul, tão martirizados que foram pela ascensão do clube do norte, os tais soberbó-rurais, únicos penta-campeões nacionais, ora bolas. Trata-se de um processo que lembra outros importantes processos deste país dito de brandos costumes. Muito barulho, muita comunicação social, muitas escutas, fugas de informação (violações do segredo de justiça incluídas que, por sinal, são de per si crime) e depois? Nada, um Procurador-geral da República que geriu mal os silêncios e acabou queimado, acusações pouco procedentes e a certeza de que algo vai mal no aparelho judicial. Todos os envolvidos foram desacreditados - a começar no Ministério Público, continuando no poder político que não apenas não parece ter soluções, como ainda lhe sobra a suspeição de ser ele próprio corrupto, e terminando nos dirigentes desportivos - todos. Sim, todos. Ah, pois, sobra também a suspeição tão bem aproveitada pelas Gueixas-Vestais, espécie abundante neste pequeno rectângulo e espacialmente activas no plano da bola. Sempre prontas a atirar a primeira pedra, sempre ignorando os próprios telhados. É o sistema. E é triste, num país tão pequeno, o escândalo mor é o país não ser ainda mais pequeno. Há pessoas em Braga, no Porto, uns rurais, um horror. Não podem ser sérios nem esforçados. São rurais e aldrabões! E não, meus caros, não vou falar no caso Calabote. Pergunto a mim própria quem é mais provinciano, se nós rurais, ou se os tais cosmopolitas que não gostam nada de ver algo além das sete colinas. Termino com o lema do Porto, tão bem formulado pelo grande Pedroto: nunca virar a cara às dificuldades e lutar, lutar. Daí que, meus caros leitores, se correr bem e vencermos estes dois desafios (perfeitamente ao nosso alcance, por sinal), estarei feliz, se correr mal, estarei pronta para a próxima!

15 Comments:

At 4:26 PM, Blogger Helena Henriques said...

Espero que isto de alguma meneira responda ao Bárbaro anafadinho... ;)

 
At 4:59 PM, Blogger Diego Armés said...

Hummm... se não sei se estou muito habituado a este tipo de "pluralismos".... modernices, é o que é. Mas, vá lá. Não ofende e até tem a sua graça.

 
At 4:07 PM, Blogger Helena Henriques said...

O primeiro esteve bem, muito bem até. Preparemo-nos para o segundo!

 
At 1:15 PM, Anonymous Anonymous said...

De alguma "meneira", responde sim senhora, Sô Dona Henriques, ainda para mais ao bom jeito lusitano, com o mal dos outros posso eu bem...olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço...
Daí que nos continuem a chamar de bárbaros por mais que vos tentemos educar.
Daí que por mais que as evidências saltem à vista de todos, inclusivé à Sô Dona Henriques, nunca deixaremos de ser gueixas-vestais por reclamarmos alguma decência às debutantes.
Agora, o teu texto levantou-me uma dúvida em que me irei empenhar arduamente no futuro, existe País para além das sete colinas?

 
At 1:59 PM, Blogger Diego Armés said...

Só para avisar o Visigordo que Mafra, por exemplo, existe, é do País e é uma terra de muito boa gente... vá lá ver se a gente não se chateia.

 
At 5:02 PM, Blogger Helena Henriques said...

Caro Visigordo, eu a dar-te tratamento personalizado, e tu estendes o bárbaro aos outros lagartos? Não meu caro, tu é que abraças o nick visigordo, o que tem o Bulhão (por exemplo) a ver com isso?

 
At 5:51 PM, Blogger Diego Armés said...

Mas o Bulhão também é um bocado bárbaro...

 
At 5:56 PM, Blogger Helena Henriques said...

Errr, e depois há o Meszaros (huno?)

 
At 1:09 AM, Blogger Visigordo said...

Carissima Sô Dona Henriques, posso tratá-la só por Dona Henriques, ou talvez, quem sabe, só por Helena (hein?)? As modernices são tão actuais como Júlio César, Dionisio, Bacco ou, volta não volta, Pinto da Costa.
Com tanto preliminar, às tantas até me esqueço que o seu comentário é completamente desajustado.
Estamos a falar do Sporting, creeeeedo, do SPORTING!!!
Você esquece-se do que nós gostamos do "socialite"!
Obviamente que teria que para aqui chamar os meus "colegas".
Já agora, nunca admita aqui o Bulhão se não vier de camisa às riscas e calça branca, relógio dourado no pulso, fio de ouro com a imagem da nossa senhora do Caravaggio e um par de mamas mesmo à mão.

 
At 12:34 PM, Blogger Helena Henriques said...

Sô Dona Henriques está perfeitamente bem. Adiante, estou a ver que o pezinho bárbaro foge para o chinelinho "socialite"... Quanto ao resto, vieste aqui informar-nos que isto está tudo inventado? Quanto ao Bulhão, ele que diga de sua justiça, tem boa verve para isso.

 
At 12:50 PM, Blogger Diego Armés said...

E tem um bonito bigode, também.

 
At 3:20 AM, Blogger Visigordo said...

È assim, propunha acabar as hostilidades com uma vitória estrondosa do Sporting sobre o seu Porto...até porque qualquer referência ao corpo de qualquer um de nós, não vai ser bem compreendido. Nem sempre é ofensa, mas falamos de um gajo do SPORTING! Isto não basta? Só por aí já deveria colocar o seu melhor vestido de noite e ir arranjar as unhas, sim, dos pés também, porque eu sou um gajo dado a fetichismos (lá está, modernices).

. Basta pensar a quantidade de vezes em que dizemos "foda-se" e pensar na quantidade de vezes em que fodemos para começarmos a pensar no uso das palavras.
Amiga, e ó Sô dona Henriques, isto é consigo, chega-se a um ponto em que não basta os chinelos, também se precisa do cão para ir buscar o jornal.
Não tem nada a haver, mas acho que deveria preocupar-se mais com a intenção do texto do que com a sintaxe. Melhor ainda, larga lá o "chinelo" e preocupa-te mesmo é com o meu pé.
Pior, se o fores fazer a esta hora, com os ventos que por aqui sopram, o whisky não ajuda nada e deixo de usar chinelo para passar a usar tairoca (e o que eu gosto desta palavra). [O uso do tu mostra bem a falta de educação do autor deste texto].

 
At 6:40 PM, Blogger Helena Henriques said...

Visigordo, isto é competição, acabar as hostilidades é um contra-senso. O que eu espero é que o Jorginho volte a marcar contra o sportém - se o fizer, como começa a habituar-nos, já vale o que ganha - ou, que o Meireles, lá de fora da área, demonstre a miopia do Ricardo. De preferência que se verifiquem ambas e mais alguma e que sejamos nós a sair vencedores de Alvalade. Se isso não acontecer, esperarei pela desforra. É mesmo assim, tão simples! Sem tréguas. Sei que a tua equipa está a jogar bem, mas confio na minha e, mais, acho que globalmente, o meu clube é imensamente melhor que o teu. Sem tréguas. E, já agora, sem chinelos, tamancos ou pés que os calcem - para o caso, interessam os que calçam chuteiras, não? Vai lá beber os teus whiskies, espero que, aconcheguem a estratégia da TUA desforra. Vês? Sem tréguas! Aqui o que há são quatro linhas a delimitar o campo, duas equipas, mais arbitragem, e adeptos de cada uma delas. Tão simples como isso.

 
At 5:13 AM, Blogger Visigordo said...

Vejamos então! Com os meus companheiros de bola portistas, ou ganho ou perco uma grade de mines, sendo que essa mesma é para lagartos, lampiões e tripeiros.....não é bonito?
O essencial é não ser eu a pagar....
P.S.- Obviamente que as hostilidades não acabaram, mas sinto-te mais leve, mais suave, mais assim a modes que, nervosa e a tentar desfarsar.
Confesso, tás como eu, convicto que ganho!

 
At 12:34 PM, Blogger Helena Henriques said...

Uma vez que o resultado foi um empate, suponho que as despesas tenham sido divididas. Também é equitativo e bonito. A não ser que as vitórias morais contem na aposta. Ah! foi o Ricardo Quaresma, podia ser melhor mas, como diria o Pedroto, também está bem - pelo menos não está mal.

 

Post a Comment

<< Home