Tuesday, September 05, 2006

Sobre um certo texto de um determinado leitor...

Farto e refarto do Caso Mateus, deixei-me de galo e virei-me para Pato. Bulhão Pato, no caso. Esta introdução foi pobrezinha e forçada, mas, para além de eu ter vindo de férias agorinha mesmo, senti que era necessário reforçar a ideia de que este ilustre leitor e pretendente a benfiquista ostenta, logo no nome, o passaroco que o torna, à partida, súbdito de Sua Majestade alada, a Águia que no céu vai voar, alto, mais alto, ninguém nos vai parar! Ninguém páró Benfica, ninguém páró Benfica! SLB SLB SLB SLB Glorioso... hrum... já divagava.
Isto vem tudo a propósito de uma certa prosa razoavelmente amanhada pelo nosso comparsa que, de bigodes fartos - a-ah!, mais um sinal! -, se apresenta nestas imundas caixas de comentários com alguma frequência. Aliás, o próprio Pato tratou de, com descaramento, dirigir-se a este espaço de saudável debate para desafiar toda a redacção do Dianabol a espreitar a sua obra-prima. Curiosos como somos, lá fomos, como equipa que se preze: de roda do Schneider Euro AT líamos, sem qualquer pingo de espanto, um texto que, apesar de bem-disposto e sem erros ortográficos (pareceu-nos...), pecava pela falta de chama, de encanto e de novidade. Diz Pato que o benfiquista usa fato-de-treino - oh, espanto geral! -, que tem o cabelo seboso - deveras?! Oh, senhor da revelação, que me iluminas!... -, que diz "brumelho" e que se chama Zé Manel. E, pasmem-se, todas estas conclusões foram registadas, com zelo e rigor, no seu caderninho - Moleskine, já se vê, que o Pato é lá todo da cultura e da literatura e assim... - durante uma visita ao esplendor da Luz, durante um jogo de uma prova que o próprio nunca houvera presenciado, atrevo-me a supô-lo. Em abono do Pato, refira-se que a ilustração é espirituosa. Porém, lendo as últimas linhas, repara-se na redundância do apelido - sim, Bulhão, mesmo os benfiquistas já tinham percebido que os bichos do retrato eram uns macacos quaisquer, não valia a pena repeti-lo.
De qualquer modo, importa elogiar a iniciativa do nosso companheiro e futuro comprador do kit - não falo do Trans AM adulterado do Justiceiro... bom, sim, ele pode ser justiceiro, mas não é o Michael Knight... Adiante. Respirar o ar sagrado da Catedral, assistir à Vitória descendo desde o 3.º Anel (finíssima esta metáfora! Finíssima!), são gestos que, por si só, engrandecem o Ser Humano. Escrever sobre o assunto, ainda que sob a forma da catarse moderna (que os clássicos enviesavam por caminhos menos envergonhados), é uma demonstração de honra. Porque, assumir a própria iluminação perante uma plateia de cegos, é um acto de coragem. Bem-hajas, Bulhão.

23 Comments:

At 9:02 AM, Blogger Apre said...

A iluminação perante a plateia de leitores é que foi assumida. Na presença de cegos foi apenas vivida.
Eu tb já tive essa experiência algumas vezes na vida, indo à Luz, e senti arrepios de repulsa, mas isso sou eu.

Também quero tornar-me artista, para ter férias de 3 meses, ou então voltar para o 11º ano.

Benvindo, tinha..., como dizer isto, ... saudades tuas.

 
At 11:21 AM, Anonymous Anonymous said...

Acho que ontem em Pedroso, as bancadas estavam preenchidas de benfiquistas. Eles andam aí...

 
At 12:04 PM, Blogger T-Rex said...

Eles vivem a pensar no Glorioso.

Afinal sempre existirão mais que 6 milhões de Benfiquistas...

PS:Quando é que passa lá pela nova tasca, guitarrista?

Vedeta ou Marreta ?

 
At 1:18 PM, Blogger Diego Armés said...

Apre, levanta-te, já chega, ainda ficas marreco. E sobre a cegueira, tenho as minhas dúvidas que os adeptos de futebol paguem bilhete para NÃO ver a bola. Isto, embora saiba que o Sportém chegou a disponibilizar, a custo zero (ou a baixo custo, não me lembro), lugares especificamente concebidos para esta função. Engenhocas, estes verduscos...

Helena, os benfiquistas andam sempre aí. E, caso o universo sofra um abalo e deixem de andar, hão-de vir outros de outras crenças para recordar este Povo Eleito e a sua Digníssima Veste - como o T-Rex tão bem sublinhou (por falar nisso, eu vou lá visitar, T; comentar é que ainda não comentei. Mas em calhando a jeito, largarei o bitaite, evidentemente).

 
At 1:20 PM, Blogger Diego Armés said...

Só mais uma coisa, Apre: não ponhas de parte a opção de voltar ao 11.º ano. Para além dos 3 meses de férias, talvez aprendesses a escrever "bem-vindo".

 
At 3:20 PM, Blogger T-Rex said...

"Benvindo"...

MUAHAHAHAHAHAHAHAH!!!!

 
At 4:13 PM, Anonymous Anonymous said...

Está visto que o Bardo continua com mau feitio, ou será mau-feitio? Ok, estafermo!

 
At 4:25 PM, Blogger Diego Armés said...

Mau feitio?! Pffff... mulheres.

 
At 8:18 PM, Blogger T-Rex said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 
At 8:20 PM, Blogger T-Rex said...

Mas o Apre agora também precisa de que venham gajas em sua defesa?

Anda bem encaminhado, anda...

Meias lá em casa para coser, não há?

Daaa-se!!!

 
At 8:35 PM, Blogger Diego Armés said...

Eles são amiguinhos, deixa-os lá. São da mesma "turminha" ou, melhor dizendo, do mesmo blogue. Chama-se isto "atitude corporativa". Há quem explique o fenómeno muito bem. De certeza.

 
At 1:37 PM, Anonymous Anonymous said...

Pois, a gaja é da mesma turminha do Apre, é bom de ver. E o Apre não precisa da defesa, a gaja é que tem a mania de se divertir com o ódio de estimação do Bardo pelo Apre. Eis a explicação da gaja, o Bardo deve arranjar outras muito mais coloridas que "si non e vero e bene trovato" - pardon my really bad italian.

 
At 2:00 PM, Blogger Diego Armés said...

Eu não estou aqui para explicar nada. E quanto ao ódio pelo Apre, julgo que o termo é exagerado. O Apre não tem qualidade suficiente para ser odiado. Sobretudo com o acrescento "de estimação". Estima é que, por ele, não tenho nenhuma. Ai, isso é certinho.

 
At 3:00 PM, Anonymous Anonymous said...

A gaja acha que isso é uma forma atávica (e divertida) de mau feitio. Claro que, o que as gajas acham só elas escrevem...

 
At 3:55 PM, Blogger Diego Armés said...

Mas não me interpretes mal: eu gosto das gajas, em particular, e de ti, em geral.

 
At 4:21 PM, Blogger Bulhão Pato said...

Resposta em http://maosaoar.blogspot.com/2006/09/eu-escolho-o-florete-que-como-quem-diz.html.

Sim, sim. Que um bocadinho de publicidade também te faz bem.

 
At 4:35 PM, Anonymous Anonymous said...

Dá-me pena que duas pessoas que escrevem tão bem se entretenham a provocar-se entre si. Parecem os miúdos.

 
At 4:45 PM, Blogger Diego Armés said...

Hmmm... também acho. Mas gosto muito de os ler aos dois, de qualquer forma.

 
At 7:29 PM, Anonymous Anonymous said...

O Guitarrista tenta chegar aos calcanhares da(s) brilhante(s) prosa(s) do "Mãos ao ar"... mas não consegue! E isto não tem nada a ver com questões clubísticas... ou se sabe ou não se sabe! Saudações desportivas!

 
At 12:15 PM, Anonymous Anonymous said...

Está visto que caso a liga bwin seja um barrete e aconteça a hecatombe da FIFA nos excluir, já temos uma competição bem disputada para nos entreter. Eu não sou capaz de apoiar encarnados, sorry Bardo!

 
At 12:31 PM, Blogger Diego Armés said...

Bem disputada?!... Eh, lá... tudo menos isso!

 
At 1:30 PM, Anonymous Anonymous said...

Já sei! Era melhor o Bardo contra o Guitarrista e vice-versa - mas vai por mim, isso ia dar-te uma dor de cabeça, nunca ias decidir bem a quem dar a vitória, era como jogar com 35 Petits...

 
At 2:38 PM, Blogger Diego Armés said...

:)

Isso é que era o meu sonho...

 

Post a Comment

<< Home