Monday, September 11, 2006

Atentai no exemplo do Gil Vicente

Após um breve interregno para analisar o vinil(o), o bigode farfalhudo e os fatos de treino, eis que a reduzida redacção do Dianabol se deixou de fait-divers e decidiu dedicar-se a qualquer coisa com mais substância. Digerido que está o cozido à portuguesa, resolveu-se que, em havendo tempo, se escreveria sobre futebol. Mas antes de lá chegarmos, gostaria de mandar daqui um abraço para o pessoal do Pato Real que, uma vez mais, nos presenteou com um banquete luxuoso. O chispe estava que era uma delícia. Pena que a farinheira não fosse também ela assim soberba...
Falando de futebol. Após esta jornada, falar de futebol implica uma coisa: não falar do Benfica. Considerando que o seguinte esquema "Luisão dá para Petit; Petit entrega para Andersson; Andersson endossa em Léo; Léo lateraliza para Nelson; Nelson coloca em Petit; Petit devolve a Luisão" é a jogada-tipo de uma equipa, temo que não se possa - por mais boa vontade que se tenha - falar em "futebol", propriamente dito. A derrota foi copiosa mas os números, ainda assim, não foram tão desequilibrados quanto a diferença entre as duas equipas em termos do chamado "futebol". Tirando Quim e Petit, mais ninguém soube muito bem o que é isso de "jogar a bola". É claro que Petit fez questão de mostrar, uma vez mais, que não sabe só "jogar a bola". Aliás, diria que nem é essa a sua maior vocação. Que o castigo lhe seja pesado. A este ponto do texto, poderia dissertar acerca do treinador do Benfica. Porém, ainda não estou seguro de que essa figura exista na hierarquia benfiquista. Ficamos à espera que se anuncie, o mais brevemente possível, o nome do técnico encarnado, porque isto só com adjuntos mais o Rui Costa não me parece que vá lá.
Fico triste. Tenho que admitir que fico triste. Especialmente depois de, na sexta-feira, ter recebido a boa notícia: também nós, o Glorioso, temos poder nos bastidores. Não será um poder anafado e corleónico, ao jeito do ex-namorado da Carolina Salgado. Mas existe, ainda assim, uma certa capacidade para exercer pressão sobre os organismos que dirigem os interesses do folcuporto ou, como se diz na gíria, do "futebol português". Também Luís Filipe Vieira pode escolher um árbitro, de vez em quando, para um jogo da Taça. Nada mau. A continuar assim, qualquer dia fazemos parte do G-14. É claro que esta boa nova teve efeito pouco duradouro, à boa maneira de tudo o que é bom na vida. O Benfica perdeu uma boa oportunidade de seguir o exemplo barcelense e do seu presidente Fiúza. Uma falta de comparência não teria sido tão vexatória.

Vinde a mim, ó almas sedentas:

-Quim, 7 mlg.
-Nelson, 5 mlg.
-Luisão, 4 mlg.
-Andersson, 2 mlg.
-Léo, 4 mlg.
-Petit, 3 mlg. (eram 7, mas retirei-lhe 4, um por cada jogo de castigo)
-Katsouranis, 5 mlg.
-Manu, 3 mlg.
-Miguelito, 3 mlg.
-Rui Costa, 3 mlg.
-Amelinha, 3 mlg.
-Kikin, 1 mlg. (eram 3, mas a alcunha é demasiado gay: até ao dia em que na Digníssima se leia "Fonseca" e não "Kikin", o mexicano será penalizado em 2 miligramas)
-Nuno Assis, 8 mlg. (era 2, mas, já se sabe, Nuno Assis é pessoa de muito alimento neste capítulo)
-Mantorras, 2 mlg.
-Treinador do Benfica, ---------

52 Comments:

At 1:22 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Epá! Finalmente um post que se pode comentar...

1. Como qualquer sportinguista que se preze, é lá para os lados do colombo que gosto de ver o Fernando Santos. Mas a verdade, e não é por querer muito que ele fique lá por muitos (e maus) anos, é que acho que no meio daquele bordel todo, o homem, mesmo não sendo um génio do futebol, é o que tem menos culpa: Desde a gestão da história do Simão até aos suicídios permanentes do Vieira cada vez que abre a boca, dá para ver que o Benfica é uma casa desgovernada, com um chefe à toa a disparar uma metralhadora de bazófias e mau português em todas as direcções. Alguém passou o pano pelos telhados e confirmou o que toda a gente sabe e só os benfiquistas não viam: Os telhados são de vidro fininho e aquele campeonato é de cristal, barato e chunga.

Querem bons resultados e atitude? Então, avisem os jogadores que o jogo não é para a taça e que até o árbitro preferido do vosso presidente já não pode dar muito nas vistas. Com a equipa que têm ainda são capazes de chegar á UEFA. Como este ano qualificam-se 6...

2. Finalmente revelado o mistério do jogo da vergonha com o Olivierense para a taça, em casa.

3. Reiterar que é um prazer ver o baratear tonto do sr. das orelhas, perdido no meio dos pés que andam a aterrar ao lado dele.

 
At 3:04 PM, Blogger Diego Armés said...

Férenc, ganha juízo. És mais um daqueles com a mania da máfia do Benfica. Não deves ter lido bem o texto. Se estavas á espera de uma oportunidade para vir falar dos campeonatos da vergonha, dos telhados de vidro e dos árbitros da taça, podias ter-te informado minimamente primeiro. O Público fez uma bela edição com o assunto. Sexta e sábado, penso eu. Se quiseres, arranjo-te os números.

 
At 3:09 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

E a de hoje também não é má. Mas não leves a sério que isto é tudo uma cabala contra o glorioso...

http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1269925&idCanal=1030

 
At 3:39 PM, Blogger Diego Armés said...

O que me fascina é essa pequenez: o Corleone do Champagne faz trinta por uma linha, mas o Vieira é que intressa, esse é que é mau...

 
At 3:41 PM, Anonymous Anonymous said...

Não percebi a parte do Petit, só um jogo de castigo?

 
At 3:46 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Não sei quem é melhor. Nem interessa. Interessa a hipocrisia e a falsa moral. E nisso o nível é o mesmo.

 
At 3:48 PM, Anonymous Anonymous said...

Ah, já percebi, 1mg por cada jogo, já condiz, mas só 1 mg por cada jogo? Eu seria bem mais severa. Gostei do futebol português = folcuporto, pena é que não refira o poder orelhudo bigodaças hum versus o anafado corleónico. Mas, mesmo assim, bem Bardo.

 
At 4:09 PM, Anonymous Anonymous said...

Meszaros, nisso estamos todos bem nivelados...

 
At 4:19 PM, Blogger Diego Armés said...

Não, o Meszaros é do clunbe dos impolutos. Eles são "diferentes". Temos que respeitar as "diferenças".

Sobre o Petit, Helena, descontei-lhe um miligrama por jogo de castigo (máximo) uma vez que ele teve atenuante por conseguir dissimular a cuspidela no meio de um sonoro "ófilhadaputa". Convenhamos que é manobra que não está ao alcance de qualquer um.

 
At 5:05 PM, Anonymous Anonymous said...

Ah, pois, lá isso é verdade. Posto dessa maneira já concordo, convenhamos que é obra!

 
At 9:54 AM, Anonymous Anonymous said...

Bom, o clube dos impolutos e o Meszaros estão de parabéns, belo golo, vitória merecida.

 
At 12:30 PM, Blogger Diego Armés said...

É verdade. E não descanso enquanto o miúdo Veloso não regressar à origem. Notável ainda a verdadeira histeria dos pasquins. Isso e a imbecilidade do Luís Afonso, no Barba e Cabelo d'A Bola. Acho que homem precisa de férias...

 
At 1:08 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Foi de facto uma grande noite, sacanas dos catraios: Exibição a sério, vitória sobre uma equipas com mais 'melhores jogadores do Mundo', 8 jogadores portugueses no 11, 5 deles das escolas. É para um gajo ficar orgulhoso. E o filho do Veloso já tem nome de guerra em Alvalade: Melhókópai.


O resto é folclore e o folclore não importa nada. Um camião de rennies, aqui pro guitarrista, se faz favor!

 
At 1:23 PM, Blogger Diego Armés said...

Para mim?! Meu caro, podes guardá-las. Podem fazer falta.

Além disso, eu gosto quando vocês são folclóricos.

 
At 2:27 PM, Anonymous Anonymous said...

Meszaros, não chateies o Bardo, ele ainda recupera da traulitada de sábado, e a ti, agora na mó de cima, só te ficava bem relevar.

 
At 4:20 PM, Blogger Diego Armés said...

Já não chegam ao fim do ano a zeros, essa é que é essa: depois dos torneios da pré-época, já ganharam um jogo das competições europeias. É obra!

 
At 5:45 PM, Blogger Apre said...

'Também Luís Filipe Vieira pode escolher um árbitro, de vez em quando, para um jogo da Taça.'

Nada mau, em Itália dá direito a 2º divisão, por cá ainda têm a lata de dizer que é normal em conferência de imprensa!

 
At 5:47 PM, Blogger Diego Armés said...

O Belenenses também escolheu, ó pastel. Neste jogo, estamos todos empatados.

 
At 5:49 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Quando um(a) portista vem em socorro de um benfiquista, até eu fico com pena...

As rennies não eram por causa da vitória do Sporting, rapaz, mas por te entrar pelos olhinhos dentro (salvo seja) a forma como o sr das orelhas 'pugna pela transparência e pelo rigor'.

E atenção que não ganhámos só um joguinho nas competições europeias. Ganhámos também dois jogos na liga e demos-vos 3 no Guadiana. Não é nada, é certo, mas é mais do que ganharam voçês. É isto que gosto nos benfiquistas: Podem estar esventrados e a estrebuchar, com uma equipa na lama e o Petit como capitão que mesmo assim não deixam de se armar em fanfarrões...

 
At 6:52 PM, Blogger Diego Armés said...

Ó amigo, eu estou sossegadinho, você é que veio cá pavonear-se. Sim senhoras, parabéns pela vitória e vá lá gabar-se para outros blogues que aqui não quero gente de peito inchado. A não ser que seja senhora... aí, já é outra conversa.

 
At 8:03 PM, Blogger Bulhão Pato said...

... eu ia entrar na conversa, mas retrocedo já. Tenho medo de ser inconveniente.

 
At 12:24 PM, Anonymous Anonymous said...

Façam de conta que nem me viram por aqui...

 
At 12:42 PM, Blogger Diego Armés said...

Humpf... respeitinho é muito bonito.

 
At 1:27 PM, Anonymous Anonymous said...

E não é? Um destes dias vais ver isso chapado no Apre...

 
At 1:36 PM, Blogger Diego Armés said...

Tu e essas más companhias... quando é que ganhas juízo e vens fazer uma perninha ao Dianabol? Isso sim, seria progredir na carreira. Não tens ambições, mulher?

 
At 3:28 PM, Blogger Sir said...

Irra! Haja alguém que me compreenda. Ando com essa da jogada-tipo do Benfica desde o jogo do Bessa. Se bem que eu, no auge da minha criatividade, arranjei um final alternativo: Anderson pressionado, atrasa para Quim, que coloca em Luisão; Luisão vê uma brecha, tira as medidas, faz o passe em profundidade...e a bola perde-se pela linha final.

Muito bem. Bello regabofe que para aqui vai.

 
At 3:54 PM, Blogger Diego Armés said...

Como diz o Sir, e muito bem, esse é um final alternativo. Porque do final mais recorrente ninguém se lembra. Normalmente, as pessoas desligam e tornam-se desatentas quando o Léo vira o jogo, entregando no Nelson (ou Alcides, numa versão também ela alternativa).

Já sobre o regabofe, a culpa é, evidentemente, desses arruaceiros desses sporteinguistas. Sempre os mesmos...

 
At 3:54 PM, Anonymous Anonymous said...

Não, e mais, sou alérgica a encarnado...

 
At 4:24 PM, Blogger Diego Armés said...

O meu template não tem encarnado. Mas se não queres aceitar esta oportunidade única... olha. Tenho pena, mas pronto, não é? O que é que uma pessoa há-de fazer?

 
At 5:02 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 
At 5:15 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Não andassemos às turras desde a biqueirada e quase que levava a mal...

 
At 5:28 PM, Blogger Diego Armés said...

Realmente... agora que falas nisso, esta animosidade já vem de longe. Devíamos comemorar!

 
At 6:01 PM, Anonymous Anonymous said...

O teu template não tem vermelho mas é encarnado. Sempre podes tentar pedir muito ;)

 
At 6:12 PM, Blogger Apre said...

ò Guitarrista a tua amiga postou no apre um texto sobre o petit...

Parabéns pelo objectivo 1 ponto na Dinamarca.

 
At 12:20 PM, Anonymous Anonymous said...

Sai calduço para o Apre. Não havia necessidade. Não estamos a ver no Dianabol um texto sobre o penteado do Veiga, os amuos da Amelinha ou sobre a relação da Vitória com coiratos, não é?

 
At 1:53 PM, Blogger Diego Armés said...

Já li e até gostei, confesso. A simpatia que nutro pelo Petit está em baixa...

(Isto pode ser tido como pedir razoavelmente...)

 
At 2:17 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Comemoramos com um novo post. Anda lá que este já cheira a bafio...

 
At 4:40 PM, Blogger Diego Armés said...

:)

Epá, mandem-me um gajo com moral para me dizer uma coisa destas, por favor...

Mas aqui a minha palavra: se este mês me der na gana (leia-se "se o Benfica ganhar"), eu escrevo um texto novo.

 
At 5:02 PM, Anonymous Anonymous said...

Um gajo? não posso fazer nada.

 
At 5:08 PM, Blogger Diego Armés said...

Podes. Queres fazer o quê?

 
At 6:06 PM, Anonymous Anonymous said...

Pensando bem, esperamos por novo post até à 9ª jornada. Mesmo que percas, se for por causa do Jerdel, aposto que escreves.

 
At 7:03 PM, Blogger Diego Armés said...

JArdel. É JArdel que se diz.

 
At 7:28 PM, Anonymous Anonymous said...

Agradecida. Jardel Jardel Jardel... poupo-vos às restantes 97, mas prometo que farei o TPC.
(Ichhh, realmente Jerdel não tem jeito nenhum..)

 
At 7:46 PM, Blogger Diego Armés said...

:)

Eu achei graça. Fez-me lembrar certas discussões de café com os velhotes a adulterar por completo plantéis inteiros que custaram fortunas. De Jerdéis a Liéjeçones, passando por Karagudes e derivados... é um fartote. Se calhar já nos cruzámos nalgum café, Helena. Costumas ir ao Trianom?

 
At 8:36 PM, Blogger Sir said...

Ó guitarrista, eu para o regabofe estou sempre pronto. E as picardias com os verdunchos até têm a sua piada; o odor associado aos mesmos é que me faz uma certa espécie.

Mas adiante. Novo texto, só para o mês que vem?

 
At 5:39 PM, Anonymous Anonymous said...

Já frequentei, o de Coimbra. Tempos de estudante. Nem sabia que havia um em Lx. Mas se passar por lá, prometo entrar, tomar uma bica (ora, um cimbalino, assim é que é), e falar do Jerdel, do liéjeçon, do Morette e do Katssouganis. Contente?

 
At 10:34 AM, Anonymous Anonymous said...

Motivos porque se vem a este blog:

1) Ler os comentários do Bulhão Pato;

2) Pronto.. era só mesmo isto.

 
At 12:09 PM, Blogger Diego Armés said...

Helena, é o do Porto, mesmo...

Sancho, podias pelo menos ter assinado o comentário.

 
At 12:35 PM, Blogger Bulhão Pato said...

Asseguro que não fui eu que escrevi o comentário… mas não ponho as mãos no fogo pelo Sancho.

E escrever qualquer coisinha hoje?
Ousando recuperar o espírito do "Quando o Telefone Toca", gostava de sugerir um post sobre golos com a mão. Diz que está muito em voga.

 
At 1:06 PM, Anonymous Anonymous said...

Ah, ora essa, o da rua da estação? Esse só vou quando tenho de apanhar um comboio (e nem sempre), normalmente não falo. Ah, e é Trianon.

Golos com a mão? O tema é andebol? ;)

 
At 1:36 PM, Blogger Diego Armés said...

Calma, calma companheiros rivais. Estou aqui a imaginar o texto. Já lá vamos. E o Bulhão não precisa de pedinchar. É mais que sabido que sou fã de fenómenos ronyanos daquele tipo. Aliás, Rony é o homem da jornada.

Mas haverá mais - e vou levantar aqui uma pontinha do véu... pronto, já está, podes voltar às fotocópias, Deolinda... mas dizia eu que também vou falar da nova estratégia do Corleone do Douro. Que ele a mim não me engana.

 
At 2:59 PM, Anonymous Anonymous said...

Cheira-me a caldeirada... De qualquer forma é bom ver como uma vitória muda a inspiração/disposição do Bardo.

 

Post a Comment

<< Home