Monday, May 08, 2006

As Festas e as Lágrimas

No Alvaláxia, festeja-se. Não pela vitória, que foi apenas mais uma; não pelos títulos conquistados esta época, que foram exactamente os mesmos que na época anterior e na anterior a essa e na outra antes e...; nem sequer pelos 3 milhões de euros (que às vezes, pelo que leio, são considerados uma fortuna...) que o golo de Moutinho garantiu à partida. No Alvaláxia festeja-se pelo único motivo que leva os sportinguistas a festejar: superaram o Benfica - coisa rara, assinale-se. Parabéns e degustem bem o momento, pode não se repetir nos próximos tempos. E parabéns pela ascensão no pódio. Por falar nisso, aqui este lugar já tinha a marca dos vossos pés.

Na Luz não se festeja nem se chora. Fazem-se contas: quanto se ganha se se for para a Champions; quem se pode vender para poder contar com esse apuramento; o que é que é mais lucrativo - vender o Simão ou segurá-lo mais uns meses para entrar na "liga dos milhões"; e a Amelinha? Vende-se ou não aos italianos?; e o que é que se faz com o Robert, o Manduca, o Marco Ferreira, o Marcel, a Dulcineide, o Beto, o Karyaka, o Geovanni e o Andersson? Dá-se a uma quermesse? Hummm... se calhar dá prejuízo. À quermesse, digo eu. E o holandês desbocado e rosadinho? Manda-se para a Philips? Se o PSV pagar... e se não pagar? Que tal dar-lhe umas "férias à Ivic"? No Porto resultou. E as eleições de Outubro? Hã? Vamos lá ou não? Hã? E deixa-se o Veiga de fora? Hã? Eu corria já com ele... lá para o Luxemburgo ou para casa do Padrinho ou qualquer coisa assim, no estrangeiro. O Pinto da Costa não mora no estrangeiro? Tudo bem, mas o seu território também tem o seu quê de off-shore. Serve.

No Dragão já se festejou o que havia para festejar. Ah, não, espera, ainda falta a Taça - já vos tinha dito que sou do Vitórria há muito, muito tempo? Para aí há uns... digamos três semanas. Ou mais! Vi-tó-rria! Vi-tó-rria! Vi-tó-rria! A gente ganha aquilo. A brincar. Folcuporto? Ó, pá, esses só sabem é atacar. Melhor defesa da Europa? Isso foi coincidência. Joga o Helton ou o Baía? Eu, por mim, jogava o velho. Eu, por mim, ele até ia à selecção... Precisamos de gente grisalha no balneário. Para dar um ar idóneo, vivido. Faz falta, se não aquilo é só putos - ele é Quaresmas, ele é Ronaldos... só faltava levarem agora o Manuel Fernandes ou o Moutinho. Ou os dois. Depois tinham que levar uma ama... Mas diz que no Jamor joga o Helton. Olha, defende-se com onze e abdica-se do ataque. Pode ser que se chegue aos penalties. E, então, reza-se muito e chuta-se com força. Pumba. Já cá canta!

Em Guimarães não se festeja, pelo contrário. Mas também não se chora, que aquilo é gente do Nuorte, carago. Ali, se a coisa corre mal, parte-se para a violência. Olha, por exemplo, os jogadores, para não saírem de ambulância, abalaram em carros da polícia. Numa onda assim undercover, a fazer lembrar os filmes. E o povo todo à espera, à porta do estádio, com pedras e garrafas e palavras de arremesso. Aquilo é gente magoada. 48 anos depois, voltam lá abaixo. Deve doer. Eu avisei: deviam ter aplicado a "fórmula encava o Benfica" mais vezes. A outras equipas também. Assim, olha... É tentar não ir à falência.

Em Belém, não se passa nada. Diz que há trinta e cinco ou trinta e seis pessoas que estão tristes. Mas não muito. As vitórias do Porto compensam as desgraças do Couceiro - bibó Puorto, carago! Ah, não, espera, este era o parágrafo dedicado aos pastéis. Lá estou eu a confundir tudo outra vez... Lamento. O que eu queria dizer era isto: desçam devagarinho. E os meus pêsames. Ah, e não tentem subir assim muito, muito depressa. Mais vale criar uma estrutura, como diria o Costinha. Ou então, não. Tanto faz. O que importa é que não subam depressa. Até porque - ora, aqui vai uma confissão - eu ando farto de puxar pelo Oriental e pelo Atlético, mas eles não há maneira de subirem: caramba, em Lisboa não há jogos da Liga de Honra! Ou são da primeira, ou são segunda B. Assim, está preenchida uma lacuna. Obrigado Belém. Que belas tardes de domingo eu vou passar: começa-se pelo CCB, depois vai-se ao Padrão, uns minutinhos de esplanada, compra-se duas dúzias de pastéis e, mais logo, chega-se ao prato principal - um desafio da Liga de Honra com vista para o Cristo Rei. É o que se chama "qualidade de vida".

36 Comments:

At 3:10 PM, Anonymous Anonymous said...

Não gostas de azul, nota-se bem. Espero que o Foculporto ganhe a dobradinha para te dar uma dor de qualquer coisa :-)

 
At 3:17 PM, Blogger Diego Armés said...

Fol-cu-porto. Com os nomes não se brinca...

 
At 3:34 PM, Blogger Rhodes said...

Queres assinar uma petição para comprar um alguidar, enche-lo de cimento, pôr lá dentro os pés do Mauretto e atira-lo ao mar ali na zona das furnas (entre o hotel e o restaurante, para não incomodar ninguem)?

 
At 3:43 PM, Blogger Diego Armés said...

Dou dez euros!

 
At 4:55 PM, Anonymous Anonymous said...

Ainda por cima és somítico. Eu sou pela autodeterminação do Moretto, pode falar, dar frangos ou não, conforme lhe aprouver. Baldes de cimento nos pés, que tal para alguns adeptos com barriga de coirato, fato de treino com nódoas de gordura e vinho? Ou melhor ainda, que tal fazer a experiência com o proponente, logo se ^ve se resulta bem ou não.

 
At 5:08 PM, Blogger Diego Armés said...

Muito gostas tu da Dulcineide... Pudera! És do folcuporto...

 
At 5:54 PM, Anonymous Anonymous said...

Reconhecerás que tomara muito gajo ter a cara da Dulcineide

 
At 6:16 PM, Blogger Rhodes said...

Gajedo a falar de bola é lindo... e (como gaja que é) a abrir o bico qd não foi convidada pra festa. -ainda por cima adeptos do fc porco... ainda não percebram que azul e branco só mesmo o do meu GDUE. My dear... blow me!

 
At 6:24 PM, Anonymous Anonymous said...

Olha, olha, um gajo-gajo e nem por isso dos mais polidos, um dos tais da coutada do macho latino. País real...

 
At 6:36 PM, Blogger Rhodes said...

Outras culturas... polimento, cá nesta zona, é algo feito em veiculos motorizados. O respeito tem-se por quem respeita e por quem se conhece - não por pitas que metem o nariz onde não são chamadas. Coutada do macho latino (e não sou eu quem o diz) é algo aí para as zonas da Galiza, se bem que cá por baixo se encontram uns ou outros - certamente, dissidentes desse lugar onde barbaros e peixeiras abundam. País real...

 
At 6:41 PM, Blogger Diego Armés said...

Hummm-hrummm... vou escrever em surdina...

[esta parte não é para leres Helena - ó Vigilant, olha que a Helena é cliente assídua do Dianabol e aqui entre nós, até nem se ajeita nada mal com a bola nos pés...].

Hu-hrum... realmente, estas tripeiras, pá...

 
At 6:43 PM, Anonymous Anonymous said...

Só para esclarecer que há meios para restringir o comentário, quando não são adoptados é de presumir que o comentário é livre e desejável. Se o não é, peço desculpa pela intromissão, mas sempre terei de dizer que, a declaração deveria vir do Guitarrista.

 
At 6:50 PM, Blogger Diego Armés said...

Vocês que são crescidos que se entendam. Desde que não digam asneiras... É que também há senhoras a ler isto. Por mim, toda a gente pode comentar. Se eu até o Apre e o fpm deixo comentar...

 
At 6:52 PM, Blogger Rhodes said...

Tens toda a razão meu amigo - e só escrevi o que escrevi após provocação - não me meti com ninguém. E longe de mim querer que barres comentários de quem quer que seja-nem nunca sugeri isso. Agora, sempre ouvi dizer que quem anda à chuva... molha-se!

 
At 6:55 PM, Anonymous Anonymous said...

Pois Guitarrista, se até eles podem comentar, porque não uma bárbara do norte, mal por mal, barbaridade por barbaridade, haja liberdade! Não posso concordar mais! ;-)

 
At 6:55 PM, Blogger Diego Armés said...

...olha que eu assisti à conversa...

 
At 6:59 PM, Blogger Rhodes said...

lá estas tu com a mania que consegues controlar tudo... achas que o tasco é teu, é?

 
At 7:05 PM, Blogger Diego Armés said...

Eu CONSIGO controlar tudo aqui. Sou o máior...

 
At 7:09 PM, Anonymous Anonymous said...

Guitarrista, sempre pensei que aqui eras o chefe, pensava até que eras um capitalista selvagem pronto a opar a blogosfera inteirinha, não é que afinal és o administrativo? Que desilusão!

 
At 7:12 PM, Blogger Rhodes said...

FAlando de coisas serias (extra-bola): queres passar ai pra ver o 7palmos? jantas por cá?

 
At 7:15 PM, Anonymous Anonymous said...

Dá-lhes helena henriques, mostra quem manda ;)

 
At 7:20 PM, Blogger Diego Armés said...

Sempre disse que sou apenas um dos profissionais da vasta redacção do Dianabol. Tenho voto e veto editoriais. Mas os dinheiros já não é comigo... Aliás, até posso ser despedido só por causa desta conversa.

Vigilante, a gente já fala. Mas só vou se o Tripeiro quiser levar tareia na jogatana.

 
At 7:22 PM, Anonymous Anonymous said...

Vai lá ver os 7 palmos ou ainda acabas nas filas do IEFP.

 
At 7:27 PM, Blogger Diego Armés said...

Queres vir também? Acho que tu e o Vigilant iam dar-se bem... Tenho esse pressentimento.

 
At 7:28 PM, Blogger Rhodes said...

O tin-tin bazou do Glorioso!

Olha, 5a temos torneio de bola cá em casa. Se calhar marcamos pra esse dia, boa?

 
At 10:19 PM, Anonymous Anonymous said...

Lá estarei para dar o meu melhor em prol do meu clube ;)

 
At 10:22 PM, Blogger Edson Arantes do Nascimento said...

Se há torneio na 5ª feira também quero ir.

Consta que sou o Campeão em título e, ao contrário do Ronald(inho), faço questão de lutar por ele até às últimas consequências.

Capice, Tripeirossos?

(agora sim, já posso ir ver os 7 Palmos)

 
At 11:15 AM, Anonymous Anonymous said...

Guitarrista, agradeço-te o simpático convite, mas o piloto da avioneta está de folga. Ah, quanto aos teus pressentimentos, em vez de delirar, olha vai mas é buscar um cafezinho, pode ser?

 
At 12:16 PM, Blogger Diego Armés said...

Por acaso, vou mesmo, que é para ver se acordo.

5a... hummm... vou ver se dá. Mas com tanto craque em competição, também não queria fazer de bombo da festa. Não me confundam, eu não sou do... Penafiel. Ia a dizer Belenenses mas seria uma piada rasteira.

 
At 9:08 AM, Blogger Apre said...

Eu tenho uma grande estima por ti Guitarrista, não é apenas por seres benfiquista, era este o post dedicado ao Belenenses que prometeste fazer? ok.

Eu e os outros 35 não temos compensação alguma, a não ser a constatação do vosso prazer em livrarem-se de um clube 'incómodo', ou melhor 2 encava-benficas, só com uma cajadada.

 
At 11:01 AM, Anonymous Anonymous said...

Olha que gosto do café curto, obrigadinha sim?

 
At 3:37 PM, Blogger Diego Armés said...

Ora essa... aqui está o café curtinho. E para ti, Apre? Vai porto de Honra? :) Just kidding.

 
At 5:35 PM, Anonymous Anonymous said...

Trinca a língua, trinca! é que é assim um veneno ácido, fininho.... ufff

 
At 5:42 PM, Blogger Diego Armés said...

Obrigado. Faço o que posso.

 
At 6:58 PM, Anonymous Anonymous said...

Eu é mais cházinhos e pasteis de Belém, que sabem sempre o mesmo, felizmente.

Não chorei mas tive pena (de não chorar), será que me qualifico como Wussy?

 
At 7:42 PM, Blogger Diego Armés said...

Chorar faz bem...

 

Post a Comment

<< Home