Thursday, April 06, 2006

Rescaldo

Vitória incontestável de uma equipa que joga um futebol quase perfeito sobre uma outra que temeu em demasia. Sinceramente, preferia ter saído do Camp Nou com uma derrota mais pesada, desde que esta acontecesse como consequência de termos disputado um jogo tentando ganhá-lo. Ontem, especialmente na primeira parte, e mesmo depois de estar a perder um a zero, o Benfica encolheu-se, encolheu-se, encolheu-se, mas encolheu-se tanto que quase deixou de se ver. E o Barça não deu hipóteses. Aquela ameaça de Simão e o suspiro final de Karagounis serviram apenas de pequena consolação para quem, como eu, desejava um jogo inteligente e cuidadoso, sim, mas com o seu quê de ousadia. Pedi demais?

Nota especial para a radical mudança no rendimento e na confiança de Moretto desde o jogo da Luz contra os catalães. Espero para ver se se trata de uma recuperação do seu real valor ou se, pelo contrário, não passa de fogo de vista típico de keepers que brilham contra as equipas maiores, por estarem mais expostos e serem mais vezes postos à prova.

Não posso deixar de mencionar também a falta de preparação de grande parte dos jogadores benfiquistas para jogos de topo. Que têm nível para não fazer má figura na Europa, já se percebeu - esta campanha correu bem melhor do que eu esperava. Mas, contra as equipas de topo mesmo, contra a nata da nata, falta-lhes classe. Beto é uma nódoa, Geovanni não tem andamento, Petit não tem nível, Andersson desorienta-se com facilidade, Ricardo Rocha tem garra mas falta-lhe estofo... Léo, Luisão, Manuel Fernandes e Miccoli, estes sim, estão aptos para este tipo de confrontos.

Dianabol para quase todos. O Marcel não jogou que chegasse para justificar a administração do fármaco. E outros andaram lá perto...

-Dulcineide, 8 mlg.
-Ricardo Rocha, 3 mlg. (eram 5, mas as declarações no final da partida dão castigo evidentemente)
-Luisão, 7 mlg.
-Andersson, 5 mlg.
-Léo, 6 mlg.
-Beto, 1 mlg.
-Petit, 3 mlg.
-Manuel Fernandes, 6 mlg.
-Geovanni, 4 mlg.
-Simão, 5 mlg.
-Miccoli, 7 mlg.
-Karagounis, 5 mlg.
-Robert, 2 mlg.
-Marcel, um charro.
-Koeman, 3 mlg. (Eu não disse para o doutor meter o Karagounis de início em vez do Beto? Mas eu ando aqui a falar chinês?)

Glória ao vencedor! Honra ao vencido.

15 Comments:

At 4:39 PM, Blogger Edson Arantes do Nascimento said...

Para mim, «inteligente e cuidadoso» é jogar lá atrás e marcar quando a oportunidade surgir. Exactamente aquilo que o Benfica tentou, mas não conseguiu (marcar), fazer.

Ir a Barcelona jogar com a actual equipa que eles têm, significa, das duas uma: ou tens equipa/jogadores ao nível dos deles (o que não existe, de momento - nem Milans, nem Juvés, nem Reais, nem Mourinhos) e fazes o teu jogo ou vais lá fazer o jogo «inteligente e cuidadoso», como o Chelsea.

Mais um exemplo: o Panathinaikos empatou com o Barcelona, em Atenas (0-0). No Nou Camp, fase de grupos, apresentaram-se de peito aberto - e aos 40 minutos da primeira parte estava 4-0.

O Benfica representou o papel que lhe competia - esperar, defender, e tentar tornar as coisas a seu favor na altura certa. E não andou longe.

Discordo ainda da tua apreciação aos jogadores do Benfica. Considero-a «conversa de café» - se ganhamos, eles são todos fantásticos; caso contrário, é tudo uma bela merda.

Pois eu prezo muito a memória.

O Anderson, por exemplo: tem 23 anos; é a primeira época que faz na Europa; já fez grandes jogos, contra grandes jogadores (Rooneys, Van Nistelrooijs, Cissés, Crouches, Morientes, McCarthys, etc, etc.). Também fez outros mais fracos, é certo (lembro-me especialmente do Forlan, que lhe deu cabo da cabeça). Conclusão: é injusto dizer que ele se «desorienta com facilidade».

É mentira - temos ali jogador para o futuro (na Europa).

O Petit «não tem nível». Pois eu pensei que irias escrever «o Petit não tem lábio... nem lábia». Pois não, e isso já nós sabíamos.

Agora, nível ele tem, até porque já deu várias provas disso (e eu não me esqueço delas). O Rafa Benitez, por exemplo, não se costuma enganar...

O Léo. É um excelente jogador. Cai facilmente no goto de qualquer adepto - é raçudo, corre p'ra caramba, sabe jogar a bola. O que é facto é que ontem andou o jogo todo (ou quase) a apanhar bonés do Larsson (que já leva 34 anos e não é, nunca foi, um extremo, apesar de ser um grande jogador de bola).

E não é por isso que o Léo deixa de ter a classe que nós sabemos que ele tem.

Eu prefiro fazer uma consideração mais global - o Benfica não perdeu por causa deste ou daquele jogador em especial. Perdeu porque, no conjunto de factores (jogadores, orçamento, treinador, adeptos, etc.) a diferença ainda é enorme.

E mesmo assim podíamos ter passado. E ser goleados.

 
At 5:23 PM, Blogger Diego Armés said...

Dizer que o Andersson se desorienta com facilidade não invalida que eu o considere jogador com futuro. A interpretação foi tua e foi deturpada.

O Petit não tem nível para jogos com a "nata da nata", como foi o caso. Chega para consumo doméstico e desenrasca em jogos grandes. Mas, quando se chega ao topo (o Barcelona é o topo), não dá mais do que a sua habitual vontade e pulmão. Precisa de cabeça.

Não falei nunca em jogar de peito aberto, de igual para igual. Tu é que falaste. Mas, convenhamos, ontem não acertaram UMA transição defesa-ataque com a bola jogada pelo meio-campo. Limitaram-se a lançamentos longos, ganhos, em corrida, por três ou quatro vezes aos defesas catalães. Isto em Itália chama-se catenaccio. Cá chama-se Gil Vicente ou coisa parecida. Não Benfica.

Quem falou em merda aqui foste tu, uma vez mais. Devias ler o texto com atenção. E perceber o contexto, para além do subtexto. Jogar contra o Barcelona requer determinadas característcas que alguns jogadores do Benfica não possuem. Certo ou errado?

O Léo fez um bom jogo e andou aos papéis porque lhe apareceram dois e três jogadores de uma vez pela frente - a maioria das vezes, Eto'o e Larsson, sem que Simão apoiasse. É normal e ele é bom mas não desdobrável. Questionar, comparativamente, o seu valor só porque "é fácil de gostar dele" tem tanto de absurdo quanto de ridículo. Compreendo que seja mais difícil gostar de Marcel. Lamento, não sou original nem pretendo pertencer a uma minoria.

De resto, é evidente que o Barcelona é superior e que o conjunto de factores levava a que a vitória deles fosse quase inevitável. E isto é uma constatação do óbvio.

Não percebi muito bem as tuas objecções e só espero que tenhas ficado esclarecido agora.

 
At 6:12 PM, Anonymous Anonymous said...

Ora só faltava esta, euzinha a defender logo quem? O Petit! Meus amigos toda a gente tem um dia não, ontem não lhe correu bem (e não falo da entrevista, dessa ninguém esperava grande brilho, acho eu). Dizer, com base no jogo de ontem, que o 'Petit não tem nível para jogos com a "nata da nata", como foi o caso' também não é justo, aliás na selecção tem funcionado. Também não vamos passar a Dulcineide ao melhor do mundo porque ontem não meteu das suas gaffes.

 
At 7:06 PM, Blogger Diego Armés said...

Opiniões. Eu gosto do Petit, acho mesmo que é dos jogadores mais úteis e trabalhadores do Benfica, um verdadeiro pêndulo. Mas é limitado quando a coisa fia mais fino. Posso estar errado, mas não me lembro, por exemplo, de um único clássico doméstico em que o Petit tenha estado acima da média. E com "a nata da nata" essa fragilidade é ainda mais visível.

 
At 7:13 PM, Blogger dezazucr said...

5/6 segundos. Era o tempo que o Benfica conseguia manter a posse de bola. Responsabilidade da pressão do Barcelona (sempre 3 homens sobre o jogador do Benfica com a bola) e do medo (o tal que o Koeman falou não haver) e tremideira que havia nas pernas daqueles jogadores. Temos de dar a mão à palmatória. Os jogadores do Barça quiseram com todas as forças passar a eliminatória, jogaram serio com tudo em cima do Benfica e em momento algum vacilaram ou subestimaram Benfica. Fez lembrar um pouco o jogo com a Juventus no início da época. Valeu pela experiência e espero que o capital moral desta campanha seja aproveitado para o ano. Só espero é que se mantenham pelo menos grande parte destes jogadores.

 
At 7:34 PM, Blogger Diego Armés said...

Boa síntese, caro Dez.

 
At 7:37 PM, Blogger dezazucr said...

Independentemente de tudo, todos à Luz no Domingo, para uma grande salva de palmas aos nossos jogadores. Este ano deram-nos muitas alegrias. O sonho foi apenas adiado.

 
At 9:54 PM, Blogger Bulhão Pato said...

Assim, definitivamente, não vale. Vem aqui um tipo arranjar conflitos e encontra análises equilibradas e opiniões (até nos comentários) justas.
Que diabo faz o metedianabol na blogosfera portuguesa? Caramba!
Um cheirinho de facciosismo...
Que sim, que o Luisão é central para a selecção brasileira. Que não, que o Ricardo Rocha não disse o que disse. Que talvez, talvez o Petit seja o trinco de que o Milan precisa.
Qualquer coisa para que nós, os irracionais, possamos (ler póssamos, como os jogadores) debater.
Saudações leoninas. E uma pergunta de algibeira: no Sporting-FC Porto, vais torcer por quem?

 
At 10:13 PM, Blogger Apre said...

Vou roubar o comentário ao Arre, para responder ao Dianabol do Beto:

"FAZER UM BETO" - Diz-se do movimento, praticado por um jogador rudimentar, que consiste em pontapear a bola com o pé errado, seguido de chuto na atmosfera, e que normalmente resulta em golo do adversário.

(Expressão mais utilizada no sul de Portugal, suspeita-se que tem origem na região espanhola da Catalunha)

Exemplo: Viste, aquele jogador fez um Beto?

 
At 11:18 PM, Blogger dezazucr said...

O meu medo guitarrista é que se desfaça esta equipa e assim não se consiga potenciar a experiência e a moral que se ganhou esta época. Sería importante manter a equipa e o espírito e reforçar, sempre sem loucuras, com algum poder creativo no meio campo ofensivo. É o que falta a esta equipa. Dois/Três jogadores. Sem loucuras.

Nesta altura diz-me o meu subconsciente: «achas que o ronaldinho tá feliz na catalunha, ele pareceu mostrar muito pouco os dentes nesta eliminatória» «pois, se vier para o benfica, não tem o ricardo rocha a marcar-lhe, pode mostrar mais os dentes» «ou o riquelme, fez uns jogos jeitosos este ano» Maluco ;)

 
At 3:42 PM, Blogger Diego Armés said...

É bem visto, sim senhor, Striker. Mas custa-me muito ver o Benfica tão encolhidinho...

Bulhão, espero que seja a última vez que aqui vens com elogios, manteiga e graxa. Só te fica mal. Esperva mais da tua parte. Por falar nisso, para amanhã: que se lesionem muitos, que haja expulsões, porrada, treinadores engalfinhados, dirigentes bêbados e, no final, um empate sem golos.

Boa, Apre. Quando a graça tem contexto, a coisa corre muito melhor.

Para o Dez: tirando a alucinação final (deixa o Dianabol, rapaz), partilhamos a mesma preocupação.

Ah, e tenho que dizer que me deixa extremamente preocupado ter aqui malta do Sporting a comentar com tanta decência e decoro. Terei que rever os estatutos editoriais.

 
At 4:30 PM, Anonymous Anonymous said...

Também eu vinha à procura de confusão e encontro a análise mais neutra e acertada que vi sobre o jogo!

Um abraço e bom fim-de-semana ;)

 
At 4:42 PM, Blogger dezazucr said...

Sim, não tarda nada começam a dizer que este é um blog lúcido e imparcial.

 
At 4:50 PM, Blogger Diego Armés said...

Já ninguém me respeita...

 
At 3:20 PM, Blogger Diego Armés said...

Infelizmente, isso é raro acontecer. Contudo, fica anotado o teu desejo.

 

Post a Comment

<< Home