Thursday, April 27, 2006

Mais um reformado

O Ricardo, que tem sangue azul e, dizem, uma garra que simboliza as ganas do Leão, não deveria merecer-me o trabalho de lhe dedicar um post. Porém, existe uma parte recôndita do meu mau gosto e mau feitio que nutre pela figura em questão uma espécie de "respeito". Talvez respeito seja palavra a mais para o sentimento nutrido. Chamemos-lhe "não-desprezo". A explicação é simples: o ensaio de bufardos com que desorganizou ainda mais as ideias e o alinhamento facial de Artur Jorge marcou pontos na minha consideração pela sua pessoa.

Sá Pinto termina a carreira de forma coerente com tudo o que produziu ao longo dos anos que acumulou sobre a relva: ora era expulso, ora se lesionava, ora era expulso, ora lesionava outro, ora era expulso de novo. De quando em vez, muito raramente, marcava um golo ou fazia uma assistência. Mas, sobretudo, era expulso - a maior parte das vezes, era como se se auto-expulsasse. Sá Pinto já fora expulso (demasiado tarde, a meu ver) no recente Sporting - FC Porto, encerrando assim, de forma ajustada, as suas participações em clássicos. Antes disso, na Luz, no último derby da sua carreira, não conseguira obter a almejada expulsão. Porém, os seus festejos de "toma!, caralho..." ilustraram bem tudo aquilo que a sua figura representa de negativo entre o universo sportinguista (e que não é exclusivo do Sporting, entenda-se): o nhurrismo, a brejeirice, a ofensa gratuita, o ressabiamento e, em última análise, a "mania que se é mau". Sá Pinto era assim, tinha a mania que era mau. E, feitas as contas, até nem andou longe: enquanto jogador, bom é que ele nunca foi. Que descanse em paz.

29 Comments:

At 10:14 PM, Blogger Diego Armés said...

Não é propriamente um sonho ver o meu nome associado à marca "Ricardo Sá Pinto". Porém, se fosse bem pago, era uma questão a considerar. Talvez até desse uns retoques na prosa...

 
At 5:04 AM, Anonymous Anonymous said...

Simao out of World Cup?

http://www.portuguesesoccernewslinks.com

 
At 10:09 AM, Anonymous Anonymous said...

Ouvi dizer que se preparava para ser (des)orientador tecnico... mais um Luis Campos em perspectiva...? :)

 
At 11:29 AM, Anonymous Anonymous said...

E ainda tem o famoso episódio do murro no Artur Jorge. É um verdadeiro macho lusitano, digno da famosa coutada. Um primor!

 
At 11:36 AM, Blogger Férenc Meszaros said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 
At 11:38 AM, Blogger Férenc Meszaros said...

Deixou de importar se o homem aklgum dia chorou pelo FCP, se passava mais tempo a refilar que a jogar (até à lesão, quando regressou a Alvalade, não era um jogador banal) ou se antes dos jogos ia com o Dominguez ver o Dani ao engate: A arrochada (também ao Rui Águas, o que para um sportinguista também tem o seu quê de místico) mudou tudo. Mais que idolatrado, foi íconizado, adoptado. E mais que pela garra, pela vontade de vencer, pela qualidade futebolística, bla-bla-bla, o mito Sá Pinto existe apenas por uma razão: Foi O HOMEM quem concretizou o desejo recalcado de milhões de portugueses (benfiquistas incluídos), no timing perfeito, quando o Artur Jorge era o ódio de estimação de todos nós. Qualquer um ansiava por lhe meter a mão em cima, o HOMEM fê-lo. Respect!

http://meszaros-o-huno.blogspot.com/2005/02/fado-artur.html

 
At 12:11 PM, Blogger Diego Armés said...

Foi o que eu disse. Basicamente.

 
At 12:55 PM, Anonymous Anonymous said...

Mais uma vez, passou-me um parágrafo, as minhas desculpas Guitarrista, o edificante episódio foi referido como atenuante (vá-se lá saber porquê). Lindo, de facto. Para mim a atenuante do Sá Pinto é que não engana ninguém.

 
At 1:04 PM, Blogger Diego Armés said...

Uma pessoa esforça-se, aqui a escrever, não sei para quê... Não lêem.

Helena, se um treinador chegasse ao plantel da tua equipa e o sangrasse com dispensas a custo zero (o Vítor Paneira, por exemplo...) para substituir por contratações inacreditáveis (Nelo?! Tavares?!... Até me dá vómitos...) acredita que também tu gostarias de lhe assentar umas sapas nas maçãs do rosto.

 
At 1:21 PM, Anonymous Anonymous said...

Eu ando cansada e tu mandas muito carácter. Eu não digo que não, daí até passar aos actos, convém alguma parcimónia, até porque, racionalmente há meios mais eficazes, ou não? Os argumentos dos punhos são algo... básicos e ineficazes - servem apenas para despejar stress, raiva, indignação, etc. e arranjar mais chatices. E mais, daqui a pouco estás a elogiar os SD!!!

 
At 1:24 PM, Anonymous Anonymous said...

Ah, e desculpa-me ter-te lido na diagonal, afinal se estás nos favoritos é porque considero que mereces ser lido convenientemente. Falha minha, férias que falta me estão a fazer!

 
At 1:40 PM, Blogger Diego Armés said...

Estás desculpada.

Vamos lá ver, eu não elogio o Sá. O que digo é que fez aquilo que eu tinha vontade de fazer - o que não significa que fizesse... Daí que não me mereça um profundo desprezo. Está lá tudo explicado no texto, com introdução incluída.

 
At 6:17 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Se calhar é algo muito macho, mas quem é que nunca teve vontade de ir à boca (quando digo 'ir à boca' quero dizer 'bater', não vá a Helena não me entender) a um jogador, árbitro ou treinador? Pessoalmente tenho um 'trex-aequo' entre Simão, Peseiro e Artur Jorge e depois um top 5.

No entanto, isso não significa que tenha 'os parentes' para chegar ao pé do gajo e lhe dar um enxerto de porrada, nem tão somente meter-lhe cuspinho na orelha. E é de admirar um gajo que é capaz de concretizar os seus sonhos, é ou não é?

Agora: É uma acção absolutamente primária? Sem dúvida. Recriminável? Errrrr... Depende! É tudo uma questão visceral, de paixão: Se há uns meses, o Liedson fosse à boca ao Peseiro, teria louvores da Juve e seria ídolo eterno. Já o esfreganço da camisola do Conceição no árbitro? Epá, parece-me mal...

 
At 7:09 PM, Blogger Diego Armés said...

Epá, ó Férenc... eu apreciei a lata do gajo de ir ao fucinho ao Artur - não só pelo ter chegado a vias de facto, mas especialmente por ter ido tirar a satisfação, cara a cara, sem mandar recadinhos. Mas daí a idolatrá-lo ou mesmo respeitá-lo, vai uma distância. O Sá Pinto é um arruaceiro e despede-se do futebol, quanto a mim, com uns anos de atraso. Fez bem a cena do acerto do bigode ao outro mas, de resto, foi uma nódoa.

 
At 7:51 PM, Blogger Edson Arantes do Nascimento said...

A mim nunca me apeteceu bater no Artur Jorge. Apenas despedi-lo.

«Shôr Artur, pode pegar na póchette, no boné e ir à sua vidinha - aqui já não aprendemos nada consigo.

Vamos almoçar, pagas tu!».

 
At 7:53 PM, Blogger Edson Arantes do Nascimento said...

Acrecento apenas que o Sá Pinto foi, ele mesmo, um office-boy.

A soldo de um tal de Octávio Machado.

 
At 8:17 PM, Blogger Diego Armés said...

Um pouquinho de intriga não vem mal, não senhor. Ora, não queres desenvolver?...

 
At 10:28 PM, Anonymous Anonymous said...

Eh lá, a soldo do Octávio Malvado? Troca lá isso por miudos que a conversa agora interessa-me (se calhar sou tão facciosa que se o tabefe tivesse sido neste ente eu achava atenuantes).
Guitarrista, eu já me referia não ao post mas ao comentário branqueador da atitude sarrafeira, mas ok, percebo-te embora esteja mais com o edson (salvo no caso do Octávio Malvado).

Meszaros, quanto ao Sérgio Conceição, trata-se de uma atitude ofensiva, jogou a camisola à cara do àrbitro, não o agrediu. Estou a ver que isto é tudo uma questão de testosterona. Mas fizeste bem em traduzir o ir à boca, realmente eu ia pensar mal de ti ;-)

Já agora, eu terei visto bem, havia mesmo uma teoria do standard a dizer que a camisola foi atirada ao chão mass.. estava muito vento e prontos! Então vendo as imagens é hilariante. Terei sonhado?

 
At 10:37 PM, Blogger Diego Armés said...

Oh oh oh, assim é que eu gosto, conspiração atrás de conspiração, cusquice atrás de cusquice... O veneno é a minha verdadeira droga.

Ó Helena, eu acho que tu tens uns parâmetros um bocado distorcidos: então a história do Conceição não é uma agressão? Ele não lhe "atira a camisola numa atitude ofensiva". O Sérgio, que é da laia deste outro, espeta um soco nas ventas do árbitro - a mão é que ia enrolada na vestimenta... a mim, foi o que pareceu. Isto, depois de ter cuspido no adversário. Sinceramente, achei mais triste a atitude do Conceição do que a do Sá Pinto. Mas podemos levar o caso a votação.

 
At 10:38 AM, Anonymous Anonymous said...

Não me parece que tenha sido um murro embrulhado em camisola - embora sim, tenha cuspido na cara do adversário que o estava a provocar (o que faz parte e não desculpa nada). Acho que foi mesmo esfregar a camisola na cara do árbitro, e foi a quente, não foi tomar banho, meter-se no carro, atravessar a cidade e espetar um murro num tipo - isto implica premeditação, ou pelo menos um plano, por isso é que é pior.

 
At 3:46 PM, Blogger Diego Armés said...

Ó Liedson, é por isso que eu tenho um blog: para escrever sobre o que me apetece. Mas não queria melindrar os teus sentimentos pelo Sá Pinto. Longe disso. Volta sempre.

 
At 5:36 PM, Blogger Diego Armés said...

Sem dúvida. Do piorio, mesmo.

 
At 9:08 AM, Blogger Apre said...

O Artur Jorge é o que mais poderá descansar em paz!

 
At 9:08 AM, Blogger Apre said...

O Artur Jorge é o que mais poderá descansar em paz!

 
At 9:09 AM, Blogger Apre said...

O Artur Jorge é o que mais poderá descansar em paz!

 
At 10:57 AM, Anonymous Anonymous said...

Parece-me que o Apre anda algo repetitivo. Tem calma, o Belenenses não vai descer! ;-)

 
At 12:15 PM, Blogger Diego Armés said...

Decididamente, não sabe lidar com a tecnologia.

 
At 4:44 PM, Anonymous Anonymous said...

Querias tu ter 1 Sá no teu clube, capaz de jogar de borla e envolvido na vida do clube para além do jogo. Só q não tens rapaz! Faltam-te as unhas...

 
At 5:09 PM, Blogger Diego Armés said...

Confesso. O meu desejo sempre foi ter um gajo assim no meu clube... Mas, enfim... como diz o Jlaf, faltam-me as unhas. Tivesse eu unhas!...

É por estas e por outras que eu acho que ele esteve muito bem entregue, no sítio certo durante grande parte da sua carreira: o Sá Pinto ficava bem ao Sportém. Foram feitos um para o outro...

 

Post a Comment

<< Home