Friday, March 31, 2006

Quero a minha alma de volta!

Confesso que nele depositei muitas esperanças quando soube da sua contratação pelo Benfica. As credenciais eram boas e deixavam pouca margem para enganos: titular da selecção, ao lado de Dario Prso - ponta-de-lança que muito admiro - e melhor marcador do campeonato croata, Tomislav "Tomo" Sokota chegava à Luz e fazia-me acreditar que, finalmente, o Glorioso tinha um striker à sua medida, um matador robusto, inteligente e eficaz. Acontece que Tomo tinha o calcanhar rachado ou coisa parecida. Resultado: a Catedral terá sido pouco mais do que uma luxuosa clínica de recuperação para este avançado que, sem dúvida alguma, tem azar no jogo que abraçou como profissão. Compreende-se este azar: com a sorte que teve ao amor, estranho será se não passar toda a carreira de muletas... enfim.

Depois de quase dois anos de molho, durante os quais, para além de tratado e recuperado, Tomo Sokota foi pago, o croata regressou finalmente aos relvados para provar que não era apenas uma pessoa portadora de deficiência: tinha mesmo qualidade e queria um lugar entre os titulares. Força de vontade talvez não lhe tenha faltado. Já talento e engenho teve-os às pinguinhas, em fogachos, ocasiões raras, dias de excepção. Do que me lembro de Sokota no Benfica, o que de melhor fez aconteceu numa meia-final da Taça de Portugal, na Luz, contra o Belenenses, na qual marcou dois golos em 9 ou 10 minutos, logo a abrir a partida, contribuindo decisivamente para a presença na final - que haveríamos de ganhar, frente ao "Porto de Mourinho" (convém sempre sublinhar - é que é diferente o "FCP" banal do "Porto de Mourinho"). Fez isso e mais uma dúzia de golos, se tanto - um deles também contra o Belenenses, em jogo de má memória, na mesma época, parece-me, no Restelo -, em três e anos e uns trocos de Digníssima sobre o esqueleto.

Comecei a juntar dois e dois: ora, esta afinidade entre Tomo e o Belém já me dava para desconfiar. "Então aqueles pastéis parece que têm uma parede à frente da baliza quando jogam contra o Benfica e este paralítico vem e marca-lhes sempre uma batata, pelo menos? Algo não bate certo", pensei eu para comigo. E não batia mesmo: Sokota andava feito com o FCP, claro está. Daí que a sucursal sulista do antigo clube de Mourinho abrisse as pernas sempre que Tomo chutava à baliza - era para valorizar a futura aquisição, evidentemente - "ah, era o único gajo do Benfica que marcava ao Belém". Isto, por um lado. Por outro, era para chatear e dividir os benfiquistas, que assim nunca sabiam se haviam de preferir o absentismo golista de uma Amelinha ou a deficiência motora do croata com uma mulher de sonho - daí a compra de Karadas, que teve o simples intuito acalmar as hostes num terceiro anel que passou a exclamar "bom, pelo menos não é o norueguês. Não há Azar. Eh-eh" quer entrasse o português efeminado, quer jogasse o marido-da-minha-gaja a titular. Adiante.

Finda a época passada, consumou-se o que há muito era especulado. Sokota apanhou o comboio, passou Santarém, passou Entroncamento, passou Pombal, Coimbra B, por aí fora, só estacionou em Campanhã. Da estação ao Aileron foi um tirinho e parece que nem táxi apanhou. E eu pensei para comigo - embora o tenha gritado com algum poder sonoro - "filho de uma grande vaca balcânica, havia de te aparecer um Petit que te fizesse os calcanhares não em dois, mas em oito!" Depois da reclamação de alguns vizinhos, acalmei. Mas nem por isso perdi a raiva ao croata ingrato. É que, reparem, se ele fosse para um Moreirense, para um Farense, uma Ovarense - qualquer coisa terminada em "ense" que tivesse ordenados em atraso - eu até nem me importava. Agora, depois de chular a Sagrada Instituição vira-se e vai para os tripeiros. E leva a mulher, ainda por cima! Merecia uma praga. E eu roguei-lha.

Ora, já se sabe que deus não dorme. Porém, calhou bem e tive timing na prece - deus não dormia mas também não estava muito desperto e a mezinha lá passou, mostrando ter muito maior eficácia do que os pés do homem do calcanhar bífido: ainda a época não começara e já Sokota explanava toda a sua arte na enfermaria portista. A camisola mudara, mas o estilo de jogo mantinha-se, único, inconfundível. Feliz da vida, embora um pouco relutante, lá entreguei mais um quarto da alma a quem ma comprara, pessoa que agora não vem ao caso. O fim justificava os meios. E pronto, o tempo lá passou, o Porto lá foi pagando ordenados ao inválido e, enfim, tudo decorria num clima de normalidade.

Acontece que, para grande gáudio do adepto portista médio e de Pinto da Costa himself, escreve O Jogo de hoje, à página 17 em baixo, que o homem da fisioterapia está "quase pronto". Primeiro, pensei que o título remetesse para algo do género "calma, o rapaz ainda lhe custa a calçar-se mas ele vai tentar chegar a horas ao tratamento". Mas não. Qual não é o meu espanto quando percebo que, afinal, Tomislav vai voltar aos relvados! Dá para acreditar? E agora? Não pensem que me desfaço de mais um quarto de alma, meus amigos. Se é para o Tomo se lesionar com gravidade, a natureza vai ter que seguir o seu curso sem a minha intervenção desta vez.

26 Comments:

At 3:23 PM, Anonymous Anonymous said...

Sem ter nada a ver com este post, mas com o eterno Benfica:

"António Lobo Antunes dixit
Da entrevista à Visão de António Lobo Antunes : " Quando o Benfica jogava púnhamos os altifalantes virados para a mata e assim não havia ataques" " Parava a guerra. Até o MPLA era do Benfica. Era uma sensação estranha porque não faz sentido estarmos zangados com pessoas que são do mesmo clube que nós. O Benfica foi de facto o melhor protector da guerra. E nada disto acontecia com os jogos do Porto e do Sporting coisa que aborrecia o capitão e alguns alferes mais bem nascidos. Eu até percebo que se dispare contra um sócio do Porto, agora contra um do Benfica ? "

["Roubado" do www.nadateturbe.blogspot.com]

Palavras para quê?

 
At 4:43 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Também não percebo para que é preciso as Nações Unidas se temos o Benfica? Para além de serem 'protectores da guerra', quais capacetes vermelhos de imposição da paz, ainda funcionam como o ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados). Só assim se entende que ainda lá mantenham o Mantorras...

 
At 7:18 PM, Anonymous Anonymous said...

Tens sorte de ele não te reclamar a alma na visita do FC Porto à luz, uma vez que já aconteceu.

Quanto à tese da 'parede à frente da baliza', segundo me recordo, e tu tb, deve ter sido nesse 'jogo de má memoria no Restelo', que levaram 4-1.
A teoria fica no entanto bonita no ecrã. Tal como a sorte no amor do Sokota está para o seu sucesso desportivo, não me admiro que faça uma entorse ao escolher o pé direito para entrar no relvado na sua estreia.

 
At 7:31 PM, Blogger Diego Armés said...

Eu estou a tomar notas.

 
At 11:52 AM, Anonymous Anonymous said...

Ora aqui está um post interessante. Não sei quem teve a ideia de jerico de levar o Sokota para o FCP mas sempre suspeitei de dedo vermelho na aparente ideia genial. Fiquei foi curiosa, mas quem é a mulher do Sokota?

 
At 3:32 PM, Blogger Diego Armés said...

Isso... só vendo, Helena. Só vendo é que se acredita.

 
At 4:21 PM, Anonymous Anonymous said...

O que eu dava para não ter o Nuno Gomes lesionado na quarta-feira. E depois de ver o Camp Nou no sábado, para o Barcelona-Real Madrir pensei «Qual inferno da Luz?». Eu nem quero falar de quarta-feira que até pode dar azar.

 
At 4:58 PM, Blogger Diego Armés said...

Pá, por favor: ASSINEM A MERDA DOS COMENTÁRIOS!

 
At 5:33 PM, Anonymous Anonymous said...

Ahhh, uma busca no google e pronto, encontrei uma imagem dos dois. Uma loira muito bonita, é modelo?

 
At 5:49 PM, Blogger Diego Armés said...

É a minha ex. A distância não nos deixou dar seguimento a uma bonita relação extra-conjugal. Mas davamo-nos muito bem. Uma pena...

 
At 5:56 PM, Anonymous Anonymous said...

Uma pena, bem podias convencer a tua recreativa a levar outra vez o Sokota, não custava nada e podias dar continuidade a uma relação tão bonita e cortada assim abruptamente... este país precisa de romance - há até quem ache que o PP deve ser um partido sexy (eu acho a ideia paradoxal, mas.. com o nome do teu grupo e uma ex assim, corres o risco de ser convidado a criar o novo hino popular)

 
At 7:12 PM, Blogger Edson Arantes do Nascimento said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 
At 7:15 PM, Blogger Edson Arantes do Nascimento said...

PP, hino PPular, grupo?!

Querem ver que a Nuna ainda vai recuperar para o Camp Nou?

Lagarto, lagarto, lagarto (só na frigideira).

 
At 7:37 PM, Blogger Diego Armés said...

Já pensei nisso. Porém, depois da agressão à Amelinha, ficámos com a enfermaria sobrelotada. Paciência, terei que arranjar outra... Isto é uma grande chatice, repara: ele é o João Pinto, ele é o César Peixoto, ele é o Sokota... Levam-me tudo daqui. Um gajo entretém-se com o quê?

Quato ao hino, é um caso a pensar. Mas precisava de uma musa. Com boa compleição física, de preferência.

 
At 10:12 PM, Blogger boloposte said...

Boa malha (e os arranjos dos comentários também são exclentes)!

 
At 12:22 PM, Anonymous Anonymous said...

Outra musa? Mas afinal de quantas musas precisa a tua veia criativa? Se pedes uma musa aos senhores ainda te apresentam a Maria José Nogueira Pinto..

 
At 12:30 PM, Anonymous Anonymous said...

O meu conselho é: entretem-te com a mulher da ilha de gás... e acho que já ficas muito bem servido.

 
At 12:31 PM, Anonymous Anonymous said...

Correcção: obviamente é "bilha de gás" e não "ilha de gás"...

 
At 3:21 PM, Blogger Diego Armés said...

Por momentos temi que me estivesses a tentar insultar... "ilha de gás" não é uma imagem bonita de conceber. Especialmente para uma mulher daquelas.

Já quanto à Maria José Nogueira Pinto, quando era nova devia ter seus atributos. Ainda hoje se tivesse oportunidade ia dar uma voltinha com ela... Aquele olhinho azul...

 
At 5:17 PM, Blogger Edson Arantes do Nascimento said...

É. Diz que foi parecida com a mulher(ão) do Só Kota.

 
At 5:45 PM, Blogger Diego Armés said...

Ainda por cima, conservadora e beata. São as piores... ui...

 
At 5:56 PM, Anonymous Anonymous said...

Já vi que não és esquisito, basta um olho azul mesmo conservador e beato. Então por isso é que não és tu o treinador do SLB, falta de concentração.

 
At 6:24 PM, Blogger Diego Armés said...

E o meu passado de drogado também não ajuda...

Isso é tudo ciúmes?

 
At 6:40 PM, Anonymous Anonymous said...

Querido Guitarrista, isso é tudo para me tirar do sério?
Keep trying..

 
At 6:42 PM, Anonymous Anonymous said...

Também desde que fui reduzida a heterónimo do Apre não ando bem :-)

 
At 7:25 PM, Blogger Diego Armés said...

Nem ponho a hipótese de te tirar do sério... Foi a sensação com que fiquei, pronto.

Já em relação ao heterónimo, acredita, seria muito desprestigioso para ti considerar-te como tal. E eu não ando aqui para estragar a reputação às pessoas...

 

Post a Comment

<< Home