Wednesday, March 29, 2006

Para a malta que anda meio confusa...

... aqui vai a estatística. E foi retirada do jornal O Jogo, não d'A Bola nem do Record.

Benfica:

Remates:
Total - 15
Poste - 0
Baliza (defendidos) - 9
Fora - 6
Jogadores mais rematadores: Simão (4), Micolli e Petit (3)

Cruzamentos:
Total - 13
Esquerda - 4
Direita - 9

Ataques: 31
Cantos: 1
Foras-de-jogo: 4 (2 mal tirados, diga-se)
Posse de bola: 39%

Barcelona:

Remates:
Total - 13
Poste - 2
Baliza (defendidos) - 6
Fora - 5
Mais rematadores: Van Bommel (4) e Ronaldinho (3)

Cruzamentos:
Total - 23
Direita - 11
Esquerda - 9

Ataques: 47
Cantos: 9
Foras-de-jogo: 1
Posse de bola: 61%

Analisemos:

1) o Benfica só perde para o Barcelona em cruzamentos, cantos e posse de bola. Tendo em conta o estilo de jogo - e olhando para a estatística de ataques, percebe-se quem tomou a iniciativa -, este desequilíbrio está plenamente justificado.

2) para uma equipa pobre (30 milhões de euros de movimento em 2005 contra 207 milhões do Barça), tida como "medíocre" (não por mim, mas por muitos de vós e por mais ainda por toda a Europa) e tendo em conta que se enfrentou a mais poderosa formação da actualidade, não foi preciso um autocarro em frente da baliza para que o jogo terminasse a zeros (vide estatística de remates).

3) uma boa parte dos lances mais perigosos do Barcelona foi criada pela mísera prestação de Moretto - compensada posteriormente pela elevadíssima inspiração do seu anjo da guarda. O restante surgiu de cantos, tipo de lance em que o Benfica não sofre golos há bastante tempo.

4) os lances de perigo do Benfica nasceram quase todos de perigosos contra-ataques. Dois deles foram cortados por foras-de-jogo (muito) mal assinalados a Micolli.

5) há um penalty claríssimo por assinalar a favor do Benfica, bem dentro da área (ao contrário do de Pepe, que é fora da área, por exemplo), à frente do fiscal-de-linha, com o árbitro por perto. Fosse ele marcado e transformado e esta conversa não existiria.

6) contra a Naval, Vitória de Guimarães e Rio Ave o Benfica fez sempre mais de 20 remates por jogo, criou 7 e 8 ocasiões flagrantes em cada um dos encontros e só marcou por uma vez, por Mantorras. A crítica levantou-se, fizeram-se acusações e houve até quem gozasse. Ontem o Barça faz uma figura triste - sim, triste: se o Nuno Gomes falhasse aquele lance que o Eto'o falhou era crucificado; se o Simão fosse anulado como o Ronaldinho foi, pediriam a sua cabeça porque "se esconde nos jogos importantes" - e a papalvaria acha que o Benfica foi humilhado? Meu deus... a vossa secura é maior do que eu pensava. A frustração tem destas coisas.

5 Comments:

At 6:17 PM, Blogger Apre said...

A estatistica tb tem destas coisas, quem viu o jogo pode considerar justo o empate a 15 remates cada, mas desses 3-10 foi o resultado das boas/grandes oportunidades de golo.

A sensação do Koeman a dizer que tiveram sorte, foi a mesma de milhões de Portugueses, foi por se terem livrado de uma goleada histórica por milagre.

Espero que tenham esgotado a sorte para a ida ao Restelo.

 
At 6:49 PM, Blogger Diego Armés said...

No Restelo vocês não precisam de sorte. Aqui fica a receita: ponham o Marco Aurélio na baliza, para que faça o seu segundo jogo inspirado desta época; os restantes dez jogadores, é espalhá-los aleatoriamente sobre a grande área defensiva do Belém. Mais coisa menos coisa, as bolas hão-de bater em pernas, pés, barrigas, peitos, cabeças e mão. Quando não bater, o Marco Aurélio defende. Aliás, esta receita nem tem novidade alguma. É o prato do dia.

 
At 3:22 PM, Blogger Diego Armés said...

Diria mesmo "básico".

 
At 7:09 PM, Anonymous Anonymous said...

Não sei se é bem assim a distribuição dos jogadores do Belenenses, Guitarrista a avaliar pelos 4-1 na época passada.

'Alguém lhes explique que a bola tem de passar aquela linha branca que está debaixo da trave e entre oa postes. Simples...e não precisas de agradecer. '

Obrigado fpm, vou informar os jogadores do Belenenses.

 
At 7:33 PM, Blogger Diego Armés said...

Eu continuo a tomar notas.

 

Post a Comment

<< Home